sexta-feira, 4 de maio de 2012

Leitura Dinâmica e Memorização (vícios de leitura)


Leitura Dinâmica e Memorização (vícios de leitura)
Leitura dinâmica é uma técnica de leitura, onde através de exercícios visuais, que tem por objetivo fazer com que seus praticantes possam aumentar sua velocidade de leitura e também seu percentual de retenção das informações lidas.
No início do curso, realizamos uma medição de velocidade e compreensão de textos, ao final do curso confrontamos esta aferição inicial com o estágio alcançado pelo participante. Por isso dizemos que o nosso curso é de resultados, pois o aluno consegue perceber  sua evolução, sem truques.
O nosso “caminhar de leitores “ começou quando aprendemos a reconhecer as letras, depois aprendemos a juntá-las e formar as sílabas, ato continuo, aprendemos a juntar as silabas e formar as palavras, pois bem, a caminhada para a maioria das pessoas parou neste ponto.
Em nossos cursos ao medirmos inicialmente a velocidade de leitura das pessoas, percebemos que a grande maioria (acima de 85%), consegue ler menos de 200 palavras por minuto, o que é uma média bastante baixa.
Alguns dos fatores que contribuem para uma taxa de leitura reduzida são:
- Movimentar a cabeça durante a cabeça durante a leitura.
A percepção das palavras é feita pelos olhos, por isso a cabeça não precisa se movimentar durante a leitura. Movimentar a cabeça é no mínimo um desperdício de energia, mas leva a um cansaço desnecessário.
- Regressão, ou a re-leitura do material já lido.
Regressão ou re-leitura  é quando se volta a um ponto já lido, seja uma frase ou um parágrafo. É na verdade uma ação desnecessária, já que na maioria das vezes encontramos o sentido deste trecho na sequência da leitura. A falta de atenção (concentração), também contribui para  isso, já que a ação esta na leitura mas o pensamento.......
- Ler palavra por palavra-leitura.
Nossos olhos através da nossa visão periférica, abarca mais de uma palavra por parada ocular, portanto podemos transmitir para nosso cérebro não uma palavra por vez, mais sim, um grupo de palavras.
- Vocalização, ou Subvocalização
É o processo de emitir sons de palavras enquanto se lê, ou de movimentar os lábios e a língua durante a leitura. Dispensável e novamente um desperdício de energia, a leitura é processada no cérebro e não no aparelho fonador.
- Falta de concentração
Problema que nos leva a ler e não entender nada do que foi lido.
-A falsa crença de que a leitura lenta leva a uma melhor compreensão.
Ao lermos lentamente deixamos “espaços” para que o nosso cérebro possa processar outras informações (divagar), portanto a leitura acelerada nos “obriga” a prestar mais atenção, e desta forma compreender melhor.

Por nos preocuparmos com o aumento da velocidade de leitura e melhorar os índices de retenção das informações, nosso curso de Leitura Dinâmica, é acompanhado de um curso de Memorização, onde desenvolvemos através de dinâmicas e de exercícios práticos, a memória.

(Gostou? Deixe seu comentário) 
Se você gostou desta prévia, deixe seu comentário. Estamos disponíveis através da N3 Treinamentos   (e-mail: n3treinamentos@gmail.com) para levar este curso a qualquer parte do país, em parceria com escolas, igrejas, sindicatos, associações de classes e grupos interessados. Entre em contato conosco e desenvolva o seu potencial. 

Nenhum comentário: