sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dez Dicas de Como Falar em Público


Em toda adversidade há a semente da oportunidade.
Dez dicas de Como Falar em Público
1- Defina o Propósito
 Qual é o tipo de discurso que você vai realizar?
O discurso ou “fala”, pode ser:
-que educa
- que motiva
-que entretêm
E para cada tipo de discurso, a sua postura no palco ou no púlpito, será diferente. Por isso o primeiro passo é ter o “propósito” da sua fala bem definido.
2-Conheça seu Público
- quem é o público alvo do seu discurso?
- qual é o tamanho da sua platéia?
- qual é a expectativa com relação a você?
- qual é a área de interesse do seu público?
- qual é o nível de conhecimento com relação ao assunto a ser abordado?
Responder a esses questionamentos é o seu segundo passo.
3- Natureza da ocasião
- é uma ocasião formal ou informal?
- quanto tempo eu terei para a minha fala?
- como o meu público estará acomodado? 
Será uma sala de reuniões?
Será uma sala de aula?
Será um anfiteatro?
Com que roupa deverei me apresentar?
A análise da ocasião é o terceiro passo, que vai te dar segurança para o seguinte.
4- Prepare o conteúdo
- tenha sempre em mente que seu público ao final do seu discurso ou da sua fala, não vai ter retido mais que três itens, por isso estruture seu discurso em” três idéias-chaves”.
- coloque nas “idéias-chaves”, estudos, citações, casos, histórias. Lembre-se sempre, pensamos por imagens, portanto fomente isso no seu público, faça com que sua fala seja repleta de imagens.
-use linguagem adequada. Muito cuidado com maneirismos e gírias, cuidado também com as piadas e anedotas, lembre-se que você tem que ser politicamente correto, e em nenhum momento pode, mesmo que sem intenção, ofender ao seu público ou parte dele.
Vencida mais esta etapa, vamos ao próximo passo.
5-Estruture a apresentação
- sua apresentação deve ter começo, meio e fim.
6- Prepare suportes de apoio
- data-show
- microfone
- lousa
-flipchart
Use suportes de apoio para tornar a sua apresentação mais dinâmica e atraente, mas lembre-se que o principal, aquilo que o público espera é ver você. Esqueça as apresentações com slides carregados de textos. Aqui "menos é mais". Novamente vale dizer “pensamos por imagem”, ou “uma imagem vale mais que mil palavras”, presenteei  seu público com belas imagens, acompanhadas das suas palavras.
7- Nunca se desculpe
- ao se desculpar você faz  o público ficar atento ao motivo do seu pedido, então não se desculpe, na verdade a maioria do seu público nem vai notar.
8- Elabore notas
- registre o roteiro do seu discurso em cartões pequenos e numerados. Serão muito mais discretos do que folhas A4. Além disso, os cartões não evidenciam tanto o tremer das mãos. Pode até não vir a precisar das notas, mas elas estarão lá, se for necessário. 
9- Ensaie e avalie
O ensaio pode ajudar a melhorar o seu desempenho. Poderá optar por gravar, falar ao espelho ou convocar pessoas, o mais importante é recolher feedback da sua comunicação. Em suma, sejamos ou não bons comunicadores por natureza, o certo é que ninguém deve prescindir de uma boa preparação. É que, para além de contribuir para o sucesso da apresentação, a preparação cria uma adrenalina positiva em relação ao momento. 
Confúcio disse: "em todas as coisas, o sucesso depende da preparação prévia." 
10- Seja você mesmo
- o criador nos fez diferentes, justamente para que sejamos reconhecidos pela  nossa individualidade, não tente imitar alguém que você considera brilhante, pode acontecer de você parecer ridículo. Portanto seja você mesmo.

Um Abraço fraternal a todos!
Carlos Guedes

(Gostou? Deixe seu comentário) 

 Estamos disponíveis através da N3 Treinamentos  (e-mail: n3treinamentos@gmail.com)  para levar o curso “Como Falar em Público”  a qualquer parte do país, em parceria com escolas, igrejas, sindicatos, associações de classes e grupos interessados. Entre em contato conosco e desenvolva o seu potencial. 

Nenhum comentário: