domingo, 20 de maio de 2012

Concurso Oficial Bombeiro e PM MS 2012


   A expectativa para a publicação do edital para o concurso CFSD e CFO/PM e BM-MS é grande.
Estou disponibilizando material para estudo, principalmente de Geografia do Mato Grosso do Sul, disciplina cobrada nos concursos estaduais de MS. Fiquem atentos às notícias econômicas e sociais sobre o estado que estejam sendo divulgadas pela mídia, lembre-se que as questões sobre atualidades podem contemplar assuntos veiculados até a data do edital. Atentem também para o problema indígena em Mato Grosso do Sul, principalmente agora que o STF deu ganho de causa aos índios na Bahia, ( informe-se mais sobre este assunto).

 
     Um abraço a todos, nos encontramos em alguns cursinhos preparatórios de Campo Grande.
Bons estudos!
      Prof. Guedes




ATENÇÃO: Se você quer receber mais material de apoio, envie um e-mail e lhe retornarei o contato.

QUESTÕES DE ATUALIDADES DE CONCURSOS RECENTES


Questões de Atualidades, de alguns concursos de 2012.

01- Baseando-se no texto responda V ou F
(    )A constituição de blocos econômicos, a exemplo da União Europeia e do MERCOSUL, é característica marcante do atual estágio da economia mundial, a globalização, marcada pela ampliação da capacidade produtiva, dos mercados e da competitividade entre os agentes econômicos mundiais..
(    )Na condição de economia emergente, o Brasil ainda não tem se preocupado em adotar medidas de austeridade fiscal, de modo que, no país, não há legislação que obrigue os governantes a subordinar os gastos públicos ao que se arrecada.
(    )Na atualidade, a crise econômica se acentua em alguns países integrantes da União Europeia, como Grécia, Portugal e Espanha, países cujos governos se recusaram a tomar medidas como as citadas no texto, em face da pressão da opinião pública.


















 02- Baseando-se no texto responda V ou F
(    )O baixo nível educacional e a falta de recursos para o investimento na pesquisa científica explicam a inexistência de projetos para a produção de biocombustíveis no Brasil.
(    )O texto remete à economia sustentável, ou seja, à preocupação de investir no conhecimento de modo a promover o desenvolvimento sem degradar irreparavelmente o meio ambiente..
(    )Inovações tecnológicas são uma exigência da atual economia globalizada, e os Estados que não conseguem desenvolver tecnologias acabam por perder espaços nos mercados mundiais..
Julgue o item abaixo, referente à atualidade brasileira.

(    )Durante a visita que fez a Cuba neste ano, a presidenta Dilma Rousseff esteve no porto de Mariel, cujas obras de expansão são, em grande parte, financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


03-Use o texto como referência inicial, e considere os múltiplos aspectos que ele suscita, bem como o cenário mundial contemporâneos, e julgue os itens, usando V ou F:
(    )Em 2011, a China foi o principal destino das commodities exportadas pelo Brasil, que vendeu, ao país asiático, especialmente, minério de ferro, soja e petróleo..
(    )A União Europeia atravessa acentuada crise, que atinge sobretudo países como Grécia, Espanha e Portugal. O abandono do euro como moeda única por esses países foi decisão tomada no auge da crise com o objetivo de tentar impedir o colapso das demais economias do bloco.
(    )Devido à participação da China na economia mundial e ao fato de esse país ser o principal parceiro comercial do Brasil na atualidade, uma redução do crescimento chinês tende a significar menor potencial de expansão da economia brasileira..
(    )A reação do mercado financeiro mundial ao anúncio chinês, mencionada no texto, evidencia uma das principais características da economia globalizada dos dias de hoje, a interdependência e conexão imediata entre os fatos econômico-financeiros e os diversos agentes que atuam nesse âmbito, mundialmente..
(    )Dar prioridade ao mercado interno — medida a ser adotada pelo governo chinês, de acordo com o texto — consiste em meta dificilmente alcançável, visto que a maior parte da mão de obra disponível na China ainda se concentra na zona rural.


04- Baseando-se no texto responda V ou F
(    )O fato de a camada de gelo estar diminuindo em determinadas áreas da Antártica pode estar relacionado ao processo de esfriamento da temperatura terrestre, grave problema sobre o qual os cientistas têm feito sucessivos alertas.
(    )O trabalho de pesquisa desenvolvido na Antártica é mais uma demonstração do notável nível de desenvolvimento científico alcançado pela civilização contemporânea. Diferentemente do que ocorria no passado, entre o século XIX e meados do século XX, atualmente a conquista de territórios para a exploração colonial deixou de ser importante, e o poderio econômico passou a depender, antes de tudo, do domínio do conhecimento..
(    )A perda da base científica brasileira na Antártica deveu-se a punição imposta pela Organização das Nações Unidas, por não ter o governo brasileiro pago, nos últimos anos, as taxas financeiras exigidas da comunidade internacional para a realização de pesquisas na região.

05- A Rio+20 figura como um cenário-chave para o reordenamento discursivo e geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discute a consolidação dos mercados financeiros a partir da natureza, o maior controle empresarial dos recursos naturais e a legitimação do uso de novas tecnologias de alto risco, como nanotecnologia, biotecnologia, biologia sintética e geoengenharia.

RIBEIRO, S. As novas fronteiras da mercantilização da natureza. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 53, dez. 2011. Suplemento especial, p.10. Adaptado.

A Conferência das Nações Unidas Rio+20 tem especificamente como tema central a
(   )revisão do conceito de desemprego estrutural
(   )cooperação regional de economias emergentes
(   )metodologia europeia de unificação de moedas
(   )proposta inovadora de desarmamento planetário
(   )noção atualizada de desenvolvimento sustentável.

06- Em 2011, um dos países da União Europeia (EU) passou a enfrentar um de seus momentos econômicos mais difíceis, com redução de salários, criação de novos tributos – como o imposto da solidariedade – e muitos assalariados trabalhando sem receber. Estima-se que, em decorrência desse momento, até 2015, 120 mil assalariados com mais de 53 anos devem deixar o emprego. Um programa de ajuda financeira foi, então, colocado em prática pela EU, liderado pela Alemanha, a fim de recuperar a situação do país em crise.
O país europeu que, ao longo de 2011 e 2012, vive a crise descrita é a
a) Suécia
b) Holanda
c) Grécia
d) França
e) Finlândia
07- No final de outubro, o governo norte-americano tomou uma decisão surpreendente. Em um relatório recheado de elogios, o Departamento do Interior autorizou o retorno da empresa British Petroleum aos trabalhos de perfuração nas águas profundas do golfo do México.
BARBOZA, M. De volta ao local do crime. Revista IstoÉ. São Paulo: Três, ano 35, n. 2191, nov. 2011, p. 118. Adaptado.
A decisão estadunidense é considerada surpreendente porque foi tomada após o seguinte fato provocado, em abril de 2010, pela empresa mencionada:
a) sonegação progressiva de impostos federais;
b) ameaça de abandonar suas atividades nos EUA;
c) fusão com grandes empresas do setor ambiental;
d) vazamento marítimo de óleo em larga escala,
e) demissão em massa de trabalhadores do setor petroleiro;

08- O presidente norte-coreano Kim Jong-un comprometeu-se com negociadores estrangeiros a suspender o programa de enriquecimento de urânio, os testes nucleares e os      lançamentos de mísseis de longa distância. Também consentiu a inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica que visitem os prédios onde há atividades nucleares.
Revista Veja. São Paulo: Abril. ed. 2259, ano 45, n.10, mar. 2012, p.76. Adaptado.

Esse comprometimento norte-coreano tem como contra- partida estrangeira o recebimento de
a) alimentos enviados pelos Estados Unidos,
b) armamentos convencionais cedidos por Israel;
c) commodities procedentes de países do Mercosul;
d) ajuda humanitária proveniente das Nações Unidas;
e) investimentos externos diretos oriundos da União Europeia;


09- No texto, os cinco “Ps” referem-se à pesca, à piscicultura, aos portos, às praias e à
a) extração de petróleo,
b) prática da policultura
c) expansão da pecuária
d) fabricação de polímeros
e) produção de polpas vegetais

10- Em 2011, a população da cidade acreana de Brasileia deparou com o incremento da chegada maciça de imigrantes oriundos de um país da região do Caribe. Esses imigrantes vêm para o país à procura de abrigo, depois do impacto econômico e social que sofreram em seu país de origem, devido ao terremoto ocorrido em 2010. Atualmente, o governo brasileiro efetiva ações que regularizem a entrada de novos imigrantes provenientes desse mesmo país.
A situação descrita refere-se a imigrantes
a) cubanos
b) haitianos
c) dominicanos
d) hondurenhos
e) guatemaltecos

Em 11-Em novembro de 2011, o governo da Grécia desistiu de convocar um referendo popular, cedendo à pressão dos líderes europeus preocupados como futuro do continente.

       Esse referendo popular decidiria sobre a(o)
a)   A) Aliança estratégica com os países dos Bálcãs;
b)   B) Ajuda humanitária oferecida pelas Nações Unidas;
c)    C)Presença das forças militares da OTAN na Europa;
d)    D)Pacote de Socorro financeiro do resto da Europa.
e)    E)Efeito político da Primavera Árabe na economia grega;

12-O PIB zero no terceiro trimestre é o legado negativo do crescimento inflado pelo governo brasileiro em 2010. A economia deve ser freada bruscamente (...). A explicação mais simples para essa freada brusca é que o país estava avançando em uma velocidade superior às suas possibilidades. 
        A explicação para a situação econômica descrita deve-se majoritariamente ao crescimento negativo do seguinte setor produtivo:
a)      A)Indústria,
b)      B)Agropecuária;
c)       C)Investimentos;
d)      D)Construção civil;
e)      E)Serviços financeiros;


      13 Em 2012, o Rio de Janeiro acolherá a Cúpula da Terra sobre o desenvolvimento sustentável promovida pelas Nações Unidas. Nessa reunião, estará em evidência, dentre outros temas, a sustentabilidade do desenvolvimento vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Essa sustentabilidade diz respeito tanto à democratização da sociedade quanto à democratização do Estado.

      A sustentabilidade descrita refere-se, especificamente, à seguinte dimensão do desenvolvimento:

     a)      Cultural;
     b)      Política,
     c)       Espacial;
    d)      Ecológica;
    e)      Ambiental;


14- Até o Cristo Redentor ganhou faixa em protesto contra novas regras para os royalties. Depois de amanhã, haverá manifestações na Candelária.
Adaptado de O globo, 08 de nov. 2011.
O protesto noticiado refere-se à demanda de políticos e de segmentos da sociedade fluminense em relação à atual proposta de redistribuição dos royalties da produção de petróleo entre os estados federativos.
Além do Rio de Janeiro, a unidade da federação que, de fato, se vê ameaçada de perdas significativas face a essa atual proposta é o estado do
A)  Piauí;
B)   Pará;
C)   Paraná;
D)  Minas Gerais;
E)  Espírito Santo.

15- “A crise nos países centrais levou o jornalão ‘The Independent’, londrino, a prever que ‘os ricos ficarão mais ricos, e os pobres, mais pobres.’ Deve ser terrível viver num país onde ....você sabe”
O comentário acima faz referência à interpretação de um jornal europeu acerca da atual crise dos países centrais e de seus possíveis desdobramentos.
No contexto específico dessa interpretação, que se refere a países europeus, o complemento que dá sentido à frase “Deve ser terrível num país onde...”é o seguinte:
 a)   Os processos de integração são recentes.
b) As disparidades regionais são históricas.
c) As diferenças culturais são irrelevantes.
d) As desigualdades sociais são crescentes;
e) Os recursos diplomáticos são inoperantes.

16- No Japão depois do acidente na usina de Fukushima, em 11 de março de 2011, o consenso nacional sobre essas usinas foi abalado quanto a população viu sua segurança ameaçada pela radiação que contaminou o ambiente num vasto território no leste do país. Em decorrência desse acidente, tanto no debate público nacional quanto no internacional, críticas recorrentes contrárias à geração de energia nuclear em países como o Japão se fortaleceram.
Nesse contexto, uma crítica recorrente à geração de energia nuclear no Japão refere-se
a) à composição étnica da população, que dificulta a prevenção contra acidentes.
 b) à geografia física insular do território, que fragmenta a localização das usinas.
c)  às condições de instabilidade geológica a que se expõem as instalações das usinas;
d) ao desempenho econômico regional recente, que apresenta queda constante.
e) aos tipos de clima predominantes no país, que contêm localmente a radiação.
17- O Brasil conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e um clima de otimismo e euforia cerca o país. Esse clima, no entanto, esconde um processo que ocorre internamente, desde pelo menos o início da década de 1990, a chamada desindustrialização.
No Brasil, o atual processo de desindustrialização caracteriza-se, especificamente, pela
a)  retração da flexibilização das relações trabalhistas nas últimas décadas.
b) Entrada de indústrias multinacionais, concorrentes das empresas brasileiras.
c) Desvalorização atual do real, face à alta generalizada de moedas estrangeiras.
d) Persistência de taxas de juros baixas, vinculada à alta rotatividade no emprego.
e) Diminuição da proporção de empregados no setor industrial, frente aos demais setores;

18- Desaceleração anti-inflação. Para quem acompanha o noticiário econômico não chegou a ser surpresa. Os números oficiais indicam que a econômica parou de crescer no terceiro trimestre de 2011.
No período indicado, a situação da economia brasileira decorre, diretamente, do seguinte fator:
a)  Incremento dos gastos públicos;
b) Recuo do consumo das famílias,
c)  Entraves diplomáticos com a China;
d) Estabilização política na Zona do Euro;
e) Elevação geral do preço das commodities.

19- A chamada “crise do Euro” é, na verdade, uma crise econômica do capitalismo e particularmente europeia. São muitos os motivos e os problemas que afetam os países do Euro. Assinale a alternativa correta a respeito dessa crise na economia de países europeus.
a) O Euro unificou as economias dos países que aderiram ao mesmo, uniformizando os investimentos na produção e no consumo de bens, havendo consenso entre os países membros sobre o assunto. A zona do euro substituiu, com vantagens, o antigo pacto da União Europeia, que deixou de existir.
b) Os bancos, com seus financiamentos e taxas de juros, constituem um elemento importante da crise europeia que pode ser entendida, também, como uma crise do sistema financeiro, visto que cobram dos países aos quais fizeram empréstimos, juros e/ou dividendos que não condizem com os lucros da economia desses países devedores. Ocorre que os juros, por exemplo, estabelecidos pelos credores crescem mais do que os dividendos ou lucros reais das empresas devedoras;
c) A crise do Euro manifestou-se principalmente em países da Europa Oriental, como a Grécia. Mas em vista do isolamento dessas nações, vem afetando pouco os países mais desenvolvidos da Europa Ocidental, como França e Espanha.
d) A crise do Euro não envolve problemas de liquidez ou de falta de dinheiro no mercado europeu. Portanto, a inflação não é uma ameaça ao sistema. Igualmente, o princípio do socorro mútuo e da partilha das dívidas de forma igualitária entre todos os países membros, afasta o risco de uma economia ruir.
e) Apesar de a crise europeia estar ameaçada pela recessão e/ou pelo endividamento de alguns países, como a Itália, a Alemanha e a Grécia, há um entendimento entre os países do Euro que o bloco deve permanecer unido e que o setor público é o único que ainda não foi atingido e não apresentou déficit, constituindo o principal suporte da crise do setor privado.
20-  Assinale a alternativa INCORRETA sobre as diretrizes da política neoliberal implementada por tecnocratas das instituições financeiras internacionais e aplicada aos países da América do Sul na década de 90 do século XX.
a) Redução das taxas de juros, tanto da dívida externa como dos financiamentos internos, aumentando a liquidez e favorecendo os investimentos da indústria nacional..
b) Reforma Tributária e disciplina fiscal.
c) Redução de gastos públicos e privatização de empresas estatais.
d) Liberalização do comércio e fim das restrições aos investimentos estrangeiros.
e) O pleno restabelecimento das leis de mercado, com eliminação de medidas protecionistas, tais como: reserva de mercado para os produtos nacionais, taxação elevada de produtos estrangeiros ou manipulação das taxas de câmbio, segundo interesses do país.
21- Sobre as políticas indigenistas oficiais e as políticas reivindicatórias dos grupos indígenas, no Brasil e em outros países da América do Sul, como o Peru e Bolívia, assinale a alternativa correta.
a) As lideranças tiveram atuação muito maior até a década de 1960, perdendo terreno com o discurso ambiental e o reconhecimento de sua inferioridade numérica e social. Os grupos indígenas da América não aparecem mais como atores sociais e ativistas.
b) Os grupos indígenas sul-americanos reivindicam, principalmente, a assimilação das tribos à sociedade moderna e à cultura hegemônica, com maior participação no mercado de trabalho e na vida urbana.
c) Na Amazônia, as ações ambientalistas entram em confronto com os interesses dos grupos indígenas, pois a conservação das grandes áreas de floresta depende, basicamente, da retirada dos seringueiros e dos grupos indígenas que vivem das atividades extrativas vegetais.
d) As organizações não governamentais de apoio aos grupos indígenas atuam no sentido de eliminar as diferenças raciais e religiosas, inserindo o índio na sociedade moderna. Esse trabalho ficou bem claro na ação da religiosa Dorothy Stang, assassinada por trabalhadores sem-terra que se opunham à ação da organização não governamental.
e) No Brasil, grupos indígenas procuram assegurar seus direitos propondo modificações nas legislações indigenistas oficiais visando consolidar a posse de seus territórios e a manutenção da identidade cultural dos grupos..
22- O desenvolvimento regional ou microrregional pode ser acelerado por meio de investimentos em ciência e tecnologia, a partir, mesmo, dos governos locais ou de iniciativas regionais, não afetas (sic) diretamente a União. Assinale a alternativa que NÃO constitui uma estratégia no âmbito da ciência e tecnologia, passível de constituir um elemento de fortalecimento de economias locais ou regionais.
a) Incentivo à introdução de inovações nas cadeias produtivas, aumentando a produtividade ou, de alguma forma, reduzindo custos ou perdas ao longo da cadeia de produção.
b) Incentivo às iniciativas de desenvolvimento sustentável, isto é, às práticas ou estratégias que resultem em uma relação de custo/benefício mais positiva, particularmente com relação à sustentabilidade ambiental.
c) Melhoria nas condições de assistência médica pública, principalmente com relação aos procedimentos do atendimento básico ambulatorial ao grupo de idosos, que é o grupo social que mais cresce, fomentando os programas de previdência privada e de aposentadoria precoce..
d) Articulação das políticas locais e regionais de ciência e tecnologia com os atores da governança local, no sentido de tornar as empresas da região mais competitivas no mercado local, regional, nacional e/ou internacional.
e) Investimentos em todos os níveis educacionais, mas principalmente em educação superior, com incremento na produção de ciência e no desenvolvimento de pesquisas que atendam às demandas do setor produtivo local ou regional.



QUESTÕES DE GEOGRAFIA DE MATO GROSSO DO SUL


     
01-O Pantanal localiza-se na região Centro-Oeste do Brasil, abrangendo áreas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Apresenta-se como uma formação vegetal complexa, pois reúne espécies de quase todos os ecossistemas brasileiros, como os cerrados, as florestas e a caatinga. Sobre as transformações espaciais no Pantanal sul-mato-grossense, é correto afirmar:
(A) O processo de ocupação do Pantanal tem sido intensificado com a abertura de várias rodovias em seu interior e com a implantação de assentamentos rurais.
(B) O crescimento vegetativo das populações indígenas tem exigido a incorporação de novas terras às suas reservas para uso agrícola, contribuindo para o processo de desmatamento.
(C) As fazendas têm sido divididas entre os membros das famílias dos proprietários, ampliando o  número de sedes e intensificando o povoamento, uma vez que os proprietários de terras fixam-se no
local, o que provocou o aumento da população rural em vários municípios da região..
(D) Os principais impactos ambientais responsáveis pela destruição do ecossistema pantaneiro são a agropecuária, a mineração e, em menor escala, o turismo.
(E) A pecuária pouco impacto causou no ambiente pantaneiro, pois se valia das pastagens naturais altamente nutritivas para o gado, dispensando as técnicas modernas de criação.

02-O Estado do Mato Grosso do Sul é coberto principalmente por dois biomas, o Cerrado e o Pantanal.
Sobre esses biomas, assinale a alternativa correta.
(A) O Pantanal é encontrado na porção sul do Estado, enquanto o Cerrado ocupa a área norte.
(B) O Pantanal caracteriza-se por períodos de seca nos meses de outubro a março.
(C) A vegetação do Cerrado caracteriza-se por uma floresta densa, com as folhas das árvores de extremidade afilada em goteira e superfície lisa, por grande quantidade de trepadeiras e epífitas.
(D) Entre os mamíferos encontrados tanto no Pantanal como no Cerrado, estão o tamanduá-bandeira, a onça-pintada e a capivara..
(E) O Cerrado e o Pantanal só ocorrem em áreas de clima temperado.

03- “Uma carvoaria que funcionava sem licença ambiental em Camapuã foi fechada nesta quarta-feira (18) por policiais militares ambientais de Campo Grande e fiscais da Superintendência Regional do Trabalho.  Foram constatadas irregularidades em relação às condições de trabalho, alojamentos e registros dos
funcionários. Foram apreendidos no local 40 metros cúbicos de carvão vegetal de origem nativa e três metros cúbicos de lenha nativa, que seriam transformadas em carvão. Estavam em funcionamento 17 fornos. Uma pessoa foi autuada e recebeu multa no valor de R$ 17 mil, além de responder por crime ambiental.”
(Correio do Estado, Campo Grande, 19/02/2009).
Sobre o funcionamento das carvoarias em Mato Grosso do Sul, é correto afirmar que
(A) a expansão das carvoarias está relacionada com a instalação de usinas siderúrgicas no Estado e também em outros estados do Brasil, que utilizam o carvão vegetal em substituição ao carvão
mineral, e com a expansão das pastagens em áreas de cerrado, que provoca o desmatamento e a utilização da madeira para a produção de carvão como um subproduto.
(B ) a atividade de carvoaria é proibida em Mato Grosso do Sul por ser considerada um crime ambiental, sendo praticada clandestinamente nas fazendas do interior do Estado, uma vez que o carvão vegetal é largamente utilizado nas residências e no comércio, como pizzarias, churrascarias e padarias.
(C) as condições de trabalho nas carvoarias são precárias por ser uma atividade de baixa tecnologia e de alto custo de produção, porém vantajosa para os carvoeiros pela grande oferta de matéria-prima próxima às carvoarias, que diminui os custos de transporte da lenha..
(D) esse tipo de atividade cria uma relação de trabalho bastante própria, pois as siderúrgicas atuam diretamente na produção de carvão, porém terceirizam o trabalho, contratando empreiteiras, e
eximem-se das responsabilidades ambientais e trabalhistas atribuindo-as aos carvoeiros empreitados.
(E) é uma atividade econômica legalizada somente em Mato Grosso do Sul. Os carvoeiros em parceria com os agricultores aproveitam a mão-de-obra indígena e os trabalhadores rurais assentados para praticar o desmatamento e a expansão da fronteira agrícola, cujo produto (lenha) é matéria-prima
para a produção de carvão.

04- A água doce no planeta tem sido utilizada principalmente na agricultura, na indústria e no abastecimento alimentar. No Brasil, a captação de água, para abastecimento domiciliar, é feita com águas superficiais (rios) e subterrâneas (poços e reservatórios). O maior reservatório de água subterrânea, no Brasil, é o Aqüífero Guarani, identificado na figura a seguir. Sobre o Aqüífero Guarani, é correto afirmar:


(001) As rochas calcárias, por serem impermeáveis, protegem o aqüífero de contaminações, porém a sua exploração para a construção civil tem colocado em risco a pureza das águas do reservatório.
(002) Abrange uma extensa área na região Centro-Sul do país e estende-se para os países vizinhos como o Paraguai, o Uruguai e a Argentina.
(004) As rochas areníticas, quando atingem a superfície, servem de recarga para o aqüífero por serem porosas e absorventes.
(008) O uso das águas do aqüífero tem sido motivo de disputa entre diferentes países da América do Sul, inclusive cogita-se a cobrança de uma taxa internacional para permitir a sua exploração.
(016) Não tem sido utilizado para o abastecimento municipal, pois as águas superficiais são mais acessíveis e não necessitam de sistemas de purificação.

05 Leia o texto abaixo e responda à questão a seguir.

Massa de ar derruba temperaturas emSP e no MS Folha Online, 05/09/2006 - 18h58
A cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, registrou nesta terça-feira a mais baixa temperatura desde o inverno de 2002, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nesta manhã, os termômetros chegaram a 4,7ºC (...). Segundo a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), a umidade também deve permanecer baixa - em torno de 30%no MS. A baixa temperatura (...) atinge também São Paulo. Hoje, a temperatura chegou a 8ºC na cidade, mas deve cair ainda mais nos próximos dias. Na
madrugada desta quarta-feira, o Inmet prevê 5ºC (...). Internet:<www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u125643.shtml>, acesso em 14/09/2006.

- O nome da massa de ar, referida no texto, e sua origem são, respectivamente:
(A) Equatorial Continental e Amazônia.
(B) Frente Fria e Argentina.
(C) Tropical Continental e Chaco Boliviano.
(D) Tropical Atlântica e Oceano Atlântico.
(E) Polar Atlântica e Região Polar Sul.
06- Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande
heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?
(A) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.
(B) Temperatura do ar, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.
(C) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.
(D) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
(E) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.
07 - Em 2005, o debate sobre o uso das terras da bacia do rio Paraguai voltou a ter destaque, em função de projeto de lei que autorizava o cultivo da cana-de-açúcar e a instalação de usinas de açúcar e álcool, em Mato Grosso do Sul, na parte alta da Bacia. Indique a(s) alternativa(s) que se refere(m) a problemáticas
concretamente encontradas no Pantanal Sul-Mato-Grossense:
(001) Desmatamento das bordas do Pantanal provocando o assoreamento de alguns rios pantaneiros.
(002) Pesca comercial e turística predatória contribuindo para a diminuição do número de peixes nos rios pantaneiros.
(004) Industrialização das cidades pantaneiras com a conseqüente poluição atmosférica e sonora do ambiente pantaneiro.
(008) Tráfico intenso de caminhões para transporte de produtos agrícolas entre o Brasil e a Bolívia provocando poluição nas margens das rodovias que cruzam o Pantanal.
(016) Queimada de extensas áreas pantaneiras, para renovação da pastagem, provocando poluição do ar e aumento do desmatamento.

08-A cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil, no período colonial, na Zona da Mata nordestina, devido à presença de fatores favoráveis ao seu desenvolvimento. Recentemente, essa lavoura adquiriu novos contornos espaciais motivados por fatores econômicos. Sobre a expansão da lavoura canavieira no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Utiliza o mais moderno maquinário do setor e é beneficiada por avançados estudos no campo da biotecnologia para aumento da produtividade e adaptação do cultivo em diferentes ambientes.
(B) Foi fortemente estimulada com a criação do Pró-Álcool, na década de 1970, tendo expandido velozmente pelo estado de São Paulo.
(C) A demanda do mercado externo pelo etanol está ligada às exigências ambientais para a diminuição da emissão de dióxidos de carbono dos veículos.
(D) Atende exclusivamente o mercado interno, devido à grande demanda de álcool e de açúcar, que são seus subprodutos.
(E) A demanda por biocombustível, no mercado interno e externo, tem provocado o aumento da produção de álcool, que é adicionado a outros combustíveis para a propulsão de motores.

09-A região de Três Lagoas é uma das mais promissoras do estado de Mato Grosso do Sul devido à recente industrialização. Que fator atraiu as indústrias para a região?
(A) Existência de mercado local para os produtos agropecuários e de reflorestamento.
(B) Disponibilidade de mão-de-obra qualificada com oferta de salário compatível.
(C) Boa qualidade de vida nas cidades em relação à infra-estrutura e serviços públicos de saúde e educação.
(D) Presença de matéria-prima, considerando que, em Três Lagoas, encontra-se o principal celeiro agrícola do Estado, em função da fertilidade do solo.
(E) Proximidade do principal mercado nacional, interligado por boas rodovias, que facilitam o escoamento da produção.

10-Sobre o Pantanal Sul-Mato-Grossense, analise as afirmações abaixo.
I. As chuvas no Pantanal ocorrem, com maior freqüência, nas cabeceiras dos rios que deságuam na planície. Com o início do trimestre chuvoso, a partir de maio, nas regiões altas, sobe o nível de água dos rios, provocando as enchentes. A partir de novembro, inicia-se a "vazante", e as águas começam a baixar lentamente, quando o terreno volta a secar e permanece, sobre a superfície, uma fina mistura de restos de animais, areia, vegetais, húmus e sementes, que propiciam fertilidade ao solo.
II. Apesar de apresentar pequena diversidade de plantas superiores, como árvores e arbustos, existem mais espécies de aves no Pantanal do que na América do Norte e mais espécies de peixes do que nos rios europeus.
III. A planície pantaneira é circundada por serras e planaltos mais altos, como as Serras da Bodoquena, de Maracaju, de Aquidauana e das Araras.
IV. A vegetação do Pantanal é formada por grande número de espécies vegetais que se encontram presentes também em outros biomas brasileiros, sendo poucas as espécies endêmicas.
V. Na Serra do Urucum, há mineração de ferro, manganês e calcário. Entretanto, seu beneficiamento necessita de carvão vegetal, o que pode levar à destruição de matas nativas.
Assinale a alternativa correta.
(A) Todas as afirmações estão corretas.
(B) Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
(C) Apenas as afirmações III, IV e V estão corretas.
(D) Apenas a afirmação II está correta.
(E) Apenas as afirmações I e V estão corretas.




11- Vizinhos e atuais parceiros no Mercosul, Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai foram protagonistas do mais sangrento conflito do continente. Ao longo de seis anos, entre 1864 e 1870, aproximadamente 130 mil pessoas morreram nos quatro países. À exceção da Argentina, que chegou a cobrar impostos sobre os suprimentos enviados para as tropas aliadas, as nações envolvidas sofreram conseqüências
econômicas atrozes. O Brasil enterrou nos campos de batalha um total de 614 mil contos de réis, o equivalente a 11 anos do orçamento imperial, resultando num déficit público que se arrastaria pelos vinte anos seguintes (Revista Nossa História, ano 2, n° 13, novembro de 2004).
Sobre o conflito a que se refere o texto, assinale a alternativa correta.
(A) Trata-se da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai.
(B) Trata-se da Guerra da Província Cisplatina contra o Uruguai.
(C) Trata-se da Confederação do Equador contra a Argentina.
(D) Trata-se da Batalha de Guararapes contra o Paraguai.
(E) Trata-se da Guerra do Chaco contra o Paraguai.

12- Supondo a realização de uma viagem de automóvel de Campo Grande a Três Lagoas (trecho 1), com duração aproximada de 3:30 h, e de outra, de Campo Grande a Aquidauana (trecho 2), com duração aproximada de 1:30 h, ambas com partidas marcadas para as 15:00 h de um dia ensolarado de julho, os
motoristas irão receber mais intensamente os raios solares em que posição?
(A) No trecho 1, de frente e pelo lado direito; e, no trecho 2, pelas costas e pelo lado esquerdo.
(B) Nos trechos 1 e 2, de frente e pelo lado direito.
(C) No trecho 1, pelas costas e pelo lado esquerdo; e, no trecho 2, de frente e pelo lado direito.
(D) Nos trechos 1 e 2, pelas costas e pelo lado esquerdo.
(E) Nos trechos 1 e 2, sobre o teto.


13- O município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul vizinho de Pedro Juan Caballero, Paraguai, é
(A) Salto Del Guairá.
(B) Amambay.
(C) Ponta Porã.
(D) Corumbá.
(E) Laguna Carapã.

14- Qual o nome da festa popular, realizada em Aquidauana no início de setembro, desde 1997?
(A) Pantaneta.
(B) Boi-Bumba.
(C) Festa do Divino.
(D) Carnaval.
(E) Festival América do Sul.


Parte da prova de CFS interno PM- 2002

31) Como era conhecido o Pantanal, à época das primeiras explorações de nosso Estado?
a) Terra de tia Eva b) Mar de água doce
c) Mar dos Guaicurus d) Mar de Xaraés e) n.d.a.
32) O movimento divisionista do Estado de mato Grosso, começou a muito tempo, tendo intensificado quando da revolução de 1932, e culminando com a Divisão do Estado por força da lei Complementar nº 03, de 11 de Outubro de 1977. Qual foi o primeiro Governador e-leito através do voto em eleições livre?
a) Pedro Pedrossiam b) Marcelo Miranda Soares
c) Wilson Barbosa Martins d) Harry Amorim Costa
e) n.d.a
33) Quanto ao relevo de nosso Estado verificamos que as formas mais importantes encontradas são Planaltos, planícies e depressões. Quanto à planície do Pantanal é incorreto afirmar que:
a) É considerado um Santuário ecológico.
b) Uma das maiores planícies do planeta.
c) Destaca-se como atividade econômica à agricultura.
d) Destaca-se como atividade econômica à criação de bovinos.
e) Todas estão incorretas.
34) Como pode se classificar o clima de Mato Grosso do Sul:
a) Quente e semi-úmido, com verões chuvosos e invernos secos.
b) Quente e seco, com verões secos e invernos úmidos.
c) Frio no inverno e quente e úmido no verão
d) Semi-árido na maioria das épocas do ano
e) n.d.a.
35) Qual a vegetação dominante do Estado:
a) Matas tropicais b) Vegetação rasteira c) Cerrado
d) Campos limpos e) n.d.a.
36) Duas grandes bacias hidrográficas banham o Estado. Uma na Parte ocidental e a outra na parte oriental, sendo divididas pela Serra da Bodoquena. São elas:
a) Bacia do Paraguai e Bacia do Pantanal.
b) Bacia do Pantanal e Bacia do Miranda.
c) Bacia do Paraná e Bacia do Paraguai.
d) Bacia do pantanal e Bacia do Paraná.
e) n.d.a.
37) Qual a atividade que desenvolveu a economia do Estado de Mato Grosso do Sul, nos seus primórdios?
a) Agricultura de subsistência;
b) Criação de gado bovino;
c) A monocultura;
d) A suinocultura na região de São Gabriel.
38) O setor de Mineração do Estado concentra-se basicamente, na exploração de:
a) Ferro e bauxita. b) Ferro e cobre. c) Ferro e manganês.
d) Ferro e fosfato. e) n.d.a.
39) Mato Grosso do Sul destaca-se no cenário nacional por ter uma grande população indígena, é correto então afirmar que:
a) MS possui a maior população indígena do país.
b) MS possui a segunda maior população indígena do país.
c) MS possui a terceira maior população indígena do país.
d) MS possui a quarta maior população indígena do país.
e) n.d.a.
40) No Estado de Mato Grosso do Sul evidenciam-se quatro centros regionais, a saber:
a) Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Dourados.
b) Campo Grande, Paranaíba, Três Lagoas e Dourados.
c) Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Nova Andradina.
d) Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Região Bolsão.
e) n.d.a.
QUESTÕES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL
Parte da prova de CFS interno PM- 2002
41) Através de ações, o Governo Central a época do povoamento dos sertões do Brasil, utilizou-se para a colonização do Mato Grosso do Sul:
a) As cavalhadas
b) Os Caçadores de escravos negros, destacando-se Borba Gomes, e outros.
c) O Bandeirismo, destacando-se Fernão Dias, e outros.
d) As cruzadas, destacando-se Bartolomeu Bueno Cabral, e outros.
e) n.d.a.
42) Na época da Colonização do Estado, o foco de penetração e de-senvolvimento da criação do gado foi na região de:
a) Santana de Paranaíba b) Planície do Pantanal
c) Três Lagoas e Água Clara d) Aquidauana e Nioaque
e) n.d.a.
43) A Guerra do Paraguai, fora longa e os dois lados tiveram prejuí-zos. Um dos episódios mais importantes da Guerra foi:
a) Tomada de Forte Coimbra b) Invasão de Porto Soares
c) Retirada de Laguna d) Combate de Riachuelo
e) n.d.a.
44) Terminada a Guerra do Paraguai, o Governo Imperial deu início ao trabalho de Demarcação da fronteira do Brasil com o Paraguai, tendo Thomaz Laranjeira obtido concessão para explorar:
a) Os Laranjais de suas fazendas destinadas a exportação.
b) O pasto nativo na região de fronteira para criação de gado.
c) Os ervais nativos existentes na região.
d) A agricultura, em virtude da terra fértil.
e) n.d.a.
45) O que levou o Governo Central a dividir o Estado de Mato Gros-so foi:
a) A dificuldade econômica e financeira que passava a União.
b) A região sul do Estado de Mato Grosso não recebia verbas.
c) a grande extensão territorial dificultava a administração.
d) Todas estão corretas
e) n.d.a.
46) O primeiro Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, insta-lado em 01 de janeiro de 1979, pelo Presidente Ernesto Geisel foi:
a) Marcelo Miranda Soares. b) Pedro Pedrossiam
c) Harry Amorim Costa d) Ramez Tebet
e) n.d.a.

47) Em 1932, com a revolução Constitucionalista, na região que hoje abrange quase todo o Mato Grosso do Sul, fora criado pela forças Revolucionarias uma divisão do Estado de Mato Grosso, que rece-beu o nome de:
a) Estado da Guanabara. b) Estado de Xaraés.
c) Estado da Bodoquena. d) Estado de Maracaju
e) n.d.a.
As 03 questões seguintes referem-se aos pontos turísticos do Esta-do.
48) O Parque Antônio de Albuquerque e o Forte Coimbra situam-se respectivamente em:
a) Campo Grande e Corumbá. b) Corumbá e Coxim.
c) Campo Grande e Bonito. d) Todas estão corretas.
e) n.d.a.
49) A Cachoeira das Palmeiras e Cerro Cora situam-se respectiva-mente em:
a) Campo Grande e Corumbá b) Coxim e Ponta Porã.
c) Bonito e Três Lagoas. d) Todas estão corretas.
e) n.d.a.
50) O turismo contemplativo é realizado em:
a) Campo Grande. b) Pantanal
c) Três Lagoas d) Todas estão corretas e) n.d.a.
QUESTÕES DE TÉCNICA POLICIAL MILITAR
51) De acordo com artigo 23 do código penal comum: “Não há crime quando o agente pratica o fato”:
a) Por desconhecer que sua conduta configura crime;
b) Por configurar-se a conduta em fato típico e anti-jurídico;
c) Em estado de necessidade ou em legítima defesa;
d) Por negligência, imprudência ou imperícia;
e) Por desconhecer que lei considera sua conduta criminosa;
52) O CB PM A. ROBERTO ao tentar efetuar a prisão de um ele-mento armado com uma faca efetuou seis disparos com seu revól-ver, vindo o elemento a óbito. De acordo com a definição de legítima defesa prevista no CPB, entende-se que a conduta do cabo:
a) Enquadra-se perfeitamente na definição de legítima defesa;
b) O CB PM A. ROBERTO responderá por homicídio triplamente qualificado;
c) Houve excesso na conduta do CB PM A. ROBERTO não havendo como enquadrar-se na excludente de legítima defesa;
d) Uma vez que, o elemento estava armado, tal conduta ilegal carac-teriza a ação do policial como legítima defesa;
e) A conduta do CB PM A. ROBERTO, será justificada pela exclu-dente de extrito cumprimento do dever legal; nunca legítima defesa;
53) Complete o texto abaixo, conforme o artigo 26 do CPB:
“É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvi-mento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da_____________ou da ______________, inteiramente incapaz de entender o _________________ do fato de determinar-se de acordo com esse entendimento”;
a) ilicitude, ilegalidade, ato ilegal;
b) ação, omissão, caráter ilícito;
c) ação, ilegalidade, ilícito;
d) omissão, ilegalidade, lado irracional;
e) ação, ilegalidade, abuso;
54) De acordo com a legislação brasileira, podemos afirmar que e-xiste a pena de morte no Brasil:
a) Em hipótese alguma, uma vez que, a Constituição Federal decla-ra expressamente que não haverá penas cruéis, de banimento e de morte;
b) Somente em caso de guerra;
c) A pena de morte não é prevista na legislação brasileira, que prevê somente as penas restritivas de direito, privativa de liberdade ou multa;
d) A pena de morte é cruel demais não sendo admitida sob qualquer justificativa;
e) Somente nos crimes tipificados como hediondos;
55) De acordo com o artigo 155 do CPB, o crime de furto simples é definido como:
a) Subtrair para si ou para outrem coisa alheia móvel;
b) Apropriar-se para si ou para outrem de coisa alheia imóvel;
c) Apropriar-se para si de coisa alheia móvel;
d) Subtrair para si coisa alheia imóvel;
e) Apropriar-se para si ou para outrem de coisa alheia móvel;
56) “Adquirir, receber ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro de boa fé, a adquira, receba ou oculte”.
De acordo com o artigo 180 do CPB, tal crime é tipificado como:
a) Receptação; b) Favorecimento Real;
c) Estelionato; d) Apropriação indébita e receptação;
e) Apropriação indébita;
57) De acordo com a lei 4898 de 09/12/1965 (lei que define os cri-mes de abuso de autoridade), considera-se abuso de autoridade:
a) Qualquer atentado contra o patrimônio do cidadão;
b) Qualquer atentado ao direito de reunião;
c) Recusar-se o funcionário público do alto escalão ao dever de de-por;
d) Respeitar a incolumidade física do indivíduo;
e) Respeitar o direito de locomoção; garantido pela constituição fe-deral;
58) De acordo com o artigo 312 do CPP a prisão preventiva poderá ser decretada:
a) Como garantia da lavratura do Auto de Prisão em Flagrante;
b) Para assegurar a aplicação da lei penal;
c) Para atender o clamor popular, por se crime hediondo;
d) Pelo juiz de direito; a requerimento do Presidente do Tribunal de justiça, dentre outros conforme o artigo 301 da C. F.;
e) Nos crimes hediondos punidos com multa, para assegurar que o criminoso pague a pena;
59) De acordo com o artigo 144, § 5º da Constituição Federal, é missão da Polícia Militar:
a) A preservação da ordem pública;
b) A fiscalização do trânsito nas vias municipais;
c) As alternativas “a” e “b” estão corretas;
d) O policiamento ostensivo, caracterizado, desarmado, fardado em cada Esta da federação;
e) As alternativas “a” e “d” estão corretas;
60) Assinale a alternativa incorreta:
a) Conceder-se-á habbeas corpus sempre que alguém sofrer ou a-char ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;
b) Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líqui-do e certo, não amparado por habbeas corpus ou habbeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autori-dade de direito privado ou pública ou agente de pessoa jurídica de atribuições do Poder Público;
c) Conceder-se-á habbeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes em regis-tros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
d) A prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judi-ciária;
e) Não haverá pena de trabalhos forçados;
61) A casa é o asilo inviolável do individuo, neste caso é incorreto a-firmar que:
a) Somente durante o dia, com mandado judicial, se adentra ao do-micílio de terceiro;
b) Somente nos casos de desastre ou para prestar socorro a víti-mas, se adentra ao domicílio de terceiro;
c) Nos casos de flagrante delito durante o dia, adentra-se ao domicí-lio de terceiro;
d) Se adentra ao domicílio de terceiro a qualquer tempo com o con-sentimento do morador;
e) O crime de violação de domicílio se consuma a noite, ou quando o morador não tem condições ver a invasão criminosa;
62) De acordo com a afirmação abaixo marque “V” para verdadeiro e “F” para falso.
De acordo com o artigo 241, §1° do CPP: “Proceder-se-á a busca domiciliar, quando fundadas razões a autorizarem, para:”
( ) Apreender coisas achadas;
( ) Apreender pessoas vítimas de crime;
( ) Colher qualquer elemento de convicção;
( ) Descobrir objetos desde que não sejam necessários à defesa do réu;
( ) Descobrir objetos necessários à prosa da infração;

A seqüência correta acima é:
a) V, V, V, V, V; b) F, F, V, F, V;
c) F, F, V, V, V; d) V, F, F, V, F;
e) V, V, V, F, V;
63) Maria costumeiramente deixava seu carro com Antônio, seu na-morado, para que o mesmo o utilizasse. Após dois anos de relacio-namento, o namoro terminou. Maria pediu a Antonio que devolvesse seu veículo. Antonio disse que não iria devolver. Maria procurou a delegacia para dar a noticia crime (“queixa”). Qual crime Antonio cometeu?
a) Furto;
b) Estelionato;
c) Apropriação indébita;
d) Roubo;
e) Antonio não cometeu crime algum.
64) Marcelo, na madrugada de sábado, perdeu o circular para seu bairro. Então, resolveu pegar um táxi para casa. Ao chegar em sua residência, Marcelo disse ao taxista que não possuía dinheiro para pagar o transporte.
Qual crime Marcelo cometeu?
a) Estelionato; b) Outras fraudes;
c) Fraude; d) Marcelo não cometeu crime;
e) Fraude contra credor;
65) Jonas é filho de Pedro. Jonas furtou de seu pai uma máquina fo-tográfica a fim de trocar por drogas. Cansada dos furtos praticados pelo filho, Pedro resolveu representar criminalmente:
a) O fato não configura-se crime por ser Jonas filho de Pedro;
b) O fato configura-se crime, porém Jonas será isento de pena;
c) O fato configura-se crime e Jonas será preso;
d) Jonas somente será preso em flagrante;
e) Jonas somente será apenado, se for julgado culpado, pelo juiz de direito;



(Gostou? Deixe seu comentário) 




7 comentários:

Eduardo disse...

Parabéns pelo Blog Professor!
Muito bom!

Anônimo disse...

Professor, obrigado pelo material, estou aguardando a nova publicação.

Obrigado

Maciel

Anônimo disse...

Sim muito interesante professor grato...

Anônimo disse...

Prof. Gostaria de receber toda as materias do CFO PMMS, pelo e-mail
gilson-de-arruda@iclaro.com.br.
obrigado

Anônimo disse...

Prof. gostaria de receber o conteudo das 3 ultimas provas do bombeiro e da policia militar campo grande ms.
oficial e soldado.
pereiraericky@hotmail.com

Unknown disse...

Prof. gostaria de receber o conteudo das 3 ultimas provas do bombeiro e da policia militar campo grande ms.
oficial e soldado.
fenryr89@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito bom o material, professor. Parabéns! Gostaria que pudesse me repassar algum material de apoio preparatório para o CFO PM/MS. Envie-me dados para o e-mail. Faremos negociação caso seja necessário. Obrigado
fnobrega11@hotmail.com