sábado, 23 de junho de 2012

Perdoe-se


Perdoe-se
O ato de perdoar a si mesmo pode ser muito mais difícil do que perdoar a qualquer outra pessoa. O sentimento de culpa por algo que já ficou no passado, trás junto dele uma enorme carga negativa, uma constante necessidade de se punir, e assim uma infelicidade que se espalha para aqueles que o cercam.
Perdoar a si mesmo é um ato importante na busca da felicidade, é uma forma de proteger sua saúde e seu bem-estar geral. O perdão lhe permite viver o presente ao invés do passado, o que significa que você pode construir um futuro com um renovado sentido de propósito de mudanças e melhorias, alicerçados na experiência ao invés de ficar contido por mágoas do passado.
Veja o perdão como algo bom, como uma luz positiva. Ao não se perdoar você  fica preso ao passado, impondo um pesado fardo que afeta a sua saúde emocional e física. A incapacidade de perdoar é proveniente da raiva e do ressentimento, duas emoções que podem causar estragos em nossa saúde. Numerosos estudos têm mostrado que as pessoas presas na raiva constante são mais propensas a doenças e enfermidades do que as pessoas que exercitam o  perdão a si e aos outros.
Deixe de ser o seu pior inimigo. Pare de se punir. Tenha em mente que o perdão é um processo consciente, em que você continua a se lembrar daquilo que aconteceu, mas encara o passado como parte da sua vida, como uma fase do seu aperfeiçoamento, como um momento de importante aprendizado.
Voce pode dizer perfeitamente: "Eu não sinto orgulho deste ato, mas eu sigo em frente de cabeça erguida, por causa da minha saúde, meu bem-estar, e da felicidade daqueles que me rodeiam." Afirmando isso você quebra o ciclo de auto-punição, de culpabilidade e de falta de amor próprio a que você se permitiu.  
Pratique a auto-aceitação . Ao se perdoar você se reconhece como uma pessoa boa, que como todas as outras pessoas também é imperfeita e sujeita a falhas, e que o reconhecimento das faltas cometidas servem para transforma-lo em uma pessoa melhor, e se voce consegue perdoar as falhas dos outros, deve também se perdoar.
Use a fé para se perdoar e para perdoar os outros. Perdoar não é um sentimento, nem depende de nossa vontade ou emoção. Perdoar é um mandamento, uma condição para ser feliz, em Efésios 4.32 encontramos a seguinte ordem “sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou”. 
Perdoe-se e seja feliz!

Um grande e fraternal abraço a todos!
Carlos Guedes



(Gostou? Deixe seu comentário) 


2 comentários:

Anônimo disse...

O Prof. tá virando filósofo!
Gostei!

Anônimo disse...

Esse texto é a mais pura realidade, difícil pôr em prática, difícil viver isso, essa paz de espírito. Enquanto não tivermos esse tal amor próprio, enquanto não nos perdoarmos, não nos amarmos, não encontraremos a felicidade tão desejada, não encontraremos em nós mesmos qualidades, nosso valor, ser feliz independe da classe social, ou de outra pessoa, ser feliz é amar a si mesmo.
Parabéns prof.