sábado, 14 de setembro de 2013

Atualidades 2013 A1

Esta é para quem esta se preparando para o concurso. (Semana que vem tem mais)

         
QUESTÕES PARA O SIMULADO TURMA PM/BOMBEIRO
 ATUALIDADES     PROF. GUEDES


01-(FCC - 2010 - TCE-RO – Procurador- prova de nível superior)Analise o gráfico e as afirmações a seguir.

Rondônia: Composição etária da população (2008)





I. A evolução da população jovem está relacionada à taxa de fecundidade: se esta diminui, diminui também o grupo de jovens.

II. O grupo de adultos foi majoritário na década em questão, o que pressiona o Estado para expandir ou transformar a infraestrutura voltada para os serviços públicos em geral.

III. O grupo de população idosa tem aumentado devido, entre outros fatores, à expansão do crédito para compras e a ampliação de vagas de empregos para indivíduos com idade acima de 65 anos.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

 a) I.
 b) II.
 c) I e II.
 d) I e III.
 e) II e III.

02-(CESGRANRIO - 2010 - BNDES - Técnico Administrativo- nível médio) Com 20 milhões de habitantes, Moçambique, na costa oriental da África subsaariana, é um dos mais preocupantes focos do vírus HIV em todo o mundo. Um em cada sete adultos moçambicanos está contaminado - o equivalente a 15% dessa população. A precariedade do acesso aos cuidados básicos de saúde e a falta de informações sobre prevenção e tratamento compõem o cenário ideal para a disseminação do HIV. Metade dos quase 100.000 mortos pela doença, todos os anos, tem entre 30 e 44 anos - na plenitude produtiva.

Em termos demográficos, a doença em foco afeta negativamente Moçambique, de forma mais direta, no seguinte aspecto:

 a) expectativa de vida.
 b) índice de fecundidade.
 c) imigração estrangeira.
 d) migrações internas.
 e) saldo migratório.

03-(TJ-SC - 2009 - TJ-SC - Analista Administrativo- nível médio) Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está mudando o comportamento demográfico do Brasil.

Sobre os aspectos populacionais do Brasil e suas alterações podemos destacar, EXCETO:
 a) Diminui a taxa de fecundidade da população brasileira. Isto está diretamente relacionado ao processo de urbanização e à maior participação das mulheres no mercado de trabalho e como chefes de família.
 b) Aumento da expectativa de vida. Mais de 10% da população brasileira têm mais de 60 anos.
 c) Diminui o número de jovens (com menos de 20 anos). Isto evidencia uma diminuição gradativa das taxas de natalidade, fato que vem ocorrendo desde o final do século XX e início do século XXI.
 d) Até 1950 mais da metade da população brasileira vivia nas áreas rurais, isto evidenciava um país agrícola. Hoje mais de 80% da população brasileira é urbana em decorrência da modernização no campo e do processo de industrialização.
 e) A região Sudeste é a mais populosa do país e tem apresentado nos últimos anos um maior crescimento populacional em relação às outras regiões brasileiras, por isso seus indicadores sociais são os mais baixos do país.

04- O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da
Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.

Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

05- Enquanto países europeus como a Bélgica e a Suíça apresentam taxas de mortalidade infantil inferiores a 5 por mil, países como Serra Leoa, Angola e Somália, na África, apresentam taxas de mortalidade infantil acima de 100 por mil. A comparação entre essas taxas nos revela que

a) as condições climáticas temperadas são mais favoráveis à vida humana que as tropicais.
b) países de povoamento muito antigo tiveram mais condições de superar os problemas demográficos que os países novos.
c) os efeitos dos avanços alimentares e médicosanitários não atingem de forma semelhante os vários países do mundo.
d) apesar das diferenças na mortalidade infantil, a expectativa de vida aumenta na mesma proporção nos dois grupos de países.
e) as taxas de mortalidade mais elevadas tornam a estrutura da população dos países africanos semelhante à dos países europeus.


06) (Fatec) A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando

I. a diminuição das taxas de natalidade.
II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.
III. o aumento da expectativa de vida.
IV. o aumento das taxas de fecundidade.

Estão corretos SOMENTE os itens

a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.

07) Observa-se no Brasil atual um desequilíbrio entre gêneros na população brasileira, causado

a) pela maior presença de mulheres no mercado de trabalho, que gera violência doméstica contra mulheres, resultando em mais homens no Brasil.
b) pela violência urbana e pela maior exposição dos homens a acidentes, resultando no predomínio de mulheres no Brasil.
c) pelo crescente desemprego estrutural e de separações, o que leva ao aumento de suicídio de mulheres e ao predomínio masculino entre a população brasileira.
d) pela escolaridade mais elevada e pelos melhores salários pagos às mulheres, o que leva homens aos negócios ilícitos e à sua morte, levando à maior presença feminina.
e) pelo extermínio de homens líderes sindicais e pelo confinamento de mulheres como escravas brancas, que geram um saldo populacional positivo de mulheres no país.

08) Leia com atenção a notícia que se segue:
França pagará 750 euros mensais por terceiro filho

            O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro ministro do país, Dominique Villepin.
Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.

A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada

a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas.
b) às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa.
c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados.
d) à aproximação do governo francês com as idéias da Igreja Católica, que proíbe o uso de métodos contraceptivos não naturais.
e) à idéia imperialista de que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao tamanho de sua população.

09) Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo?
Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).

Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que   

a) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.

b) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.

c) As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.
  
d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.

e) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.

10) A pirâmide de idade da população reflete uma dinâmica demográfica onde são verificadas importantes transformações na composição etária da nação, para efeitos de planejamento socioeconômico do país. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou através de dados coletados pelo Censo 2010 a nova pirâmide etária do Brasil.

 

Fonte:IBGE/Censo 2010, http://fernandonogueiracosta.wordpress.com.Acesso em 11/08/11 A respeito da atual pirâmide etária brasileira, é possível constatar que

a) a população brasileira vivencia uma transição demográfica com aumento significativo do crescimento vegetativo em âmbito nacional.
b) é evidente a permanência de uma pirâmide etária com perfil típico de nações subdesenvolvidas, com predomínio no país da faixa etária composta por jovens entre 0 a 19 anos, como pode ser verificado em seu ápice.
c) ocorrem uma dinâmica demográfica de redução da taxa de natalidade e um envelhecimento da população brasileira em ritmo acelerado, acarretando um alargamento do topo da nossa pirâmide de modo cada vez mais expressivo.
d) os dados fornecidos pela atual pirâmide etária apresentam um país predominantemente senil em razão do aumento dos índices de fecundidade nas últimas décadas.
e) a taxa de natalidade ainda é muito elevada no país, fato comprovado pelo predomínio do contingente demográfico jovem sobre a faixa etária da população adulta, compreendida entre 20 a 60 anos.

GABARITO? Solicite pelo e-mail, com o código "atualidadesA1".