segunda-feira, 22 de abril de 2013

TÉCNICAS DE ESTUDO EFICAZ

TÉCNICAS DE ESTUDO EFICAZ

1- Técnicas Adequadas:

 Tão melhor é a retenção de informações na memória, quanto mais forte forem os elos de ligação entre as informações e a memória. Eis porque é fundamental você utilizar as técnicas de memorização nos seus estudos cotidianos, elas servem como pregos, fixando as informações no  seu cérebro.

Anotações e Esquemas
As anotações ou esquemas gráficos criados com base nos textos estudados
devem ser feitas de forma estruturada, de modo a não prejudicar o entendimento (não cometa o crime de elaborar um resumo mais complexo do que o texto original!).
Certifique-se também de ter compreendido bem a mensagem transmitida pelo texto original (suas anotações devem ser fiéis a ele).Não faça anotações durante a primeira leitura do texto. Neste momento você ainda não tem uma visão clara do todo e, ao ler e anotar ao mesmo tempo, você estará  prejudicando a compreensão do texto que está sendo lido.

Grifo
O grifo é um bom artifício para destacar pontos importantes a serem memorizados, transcritos para um resumo, etc., além de possibilitar a rápida localização das ideias centrais do texto.
Ele se caracteriza pela marcação de palavras, frases, parágrafos, enfim, trechos de qualquer tamanho.Em geral, utiliza-se chaves quando o trecho assinalado é extenso (um parágrafo, por exemplo).

Em se tratando de períodos menores, pode-se sublinhar, utilizar o "marcador de textos", ou circundar palavras e expressões. Estes sinais podem ser utilizados simultaneamente dentro de um mesmo texto destacado.

 Não grife um texto quando o estiver lendo pela primeira vez. Devemos assinalar somente as ideias fundamentais do texto, e somente saberemos quais são elas após ler o texto por inteiro. Ao mesmo tempo, tome o cuidado de não grifar o texto inteiro. Quando o estudante sente vontade de grifar todo o texto significa que ele não conseguiu diferenciar as ideias principais das secundárias, dos exemplos, dos comentários, etc.. Neste caso, leia o texto novamente, até conseguir. A utilização do grifo deforma útil é uma prática, portanto, treine!

2- Concentração:
A falta de concentração faz com que o estudante se desligue do seu objeto de estudo, ocupando a mente com outras questões.Ela pode resultar de vários fatores, tais como a falta de qualidade do material que se está estudando,ou o
fato do seu conteúdo não ser dos mais interessantes, assim como as
preocupações particulares do aluno, as interrupções causadas por fatores
externos, ou mesmo o stress.
A concentração deve ser treinada. O estudante deve disciplinar a sua atenção.É
mais fácil memorizar sem ouvir música ou ver televisão, sem pensar na
namorada ou nas contas apagar. Devemos manter nossa atenção voltada ao
estudo, isto aumenta nosso rendimento. Quando estudamos, devemos
esquecer das outras coisas e focar nosso objetivo em aprender aquilo que está à nossa frente. A estabilidade emocional é o principal alicerce de um bom estudo.
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3 - Motivação:
 Algumas pessoas desconhecem que o estudante precisa estar motivado para que dirija sua atenção à tarefa de estudar. A desmotivação pode estar
relacionada ao assunto que está sendo utilizado (este pode não ser interessante, ou de necessidade reduzida). Um estudante desmotivado
estará fortemente propenso a se distrair, o que faz com que ele frequentemente tenha que retornar ao início de um trecho já lido.

É necessário estabelecer uma finalidade (objetivo) para o estudo, e organizá-lo através de um cronograma. Defina claramente qual é o seu objetivo (o que
você quer), e em que prazo, traçando um plano de ação.Suponha que um
estudante deseje reforçar os seus estudos em Direito Civil e, para isto,
adquirisse um bom livro e fosse lendo-o, do começo ao fim; em determinado
momento, ele se sentiria desmotivado e a sua atenção se reduziria
consideravelmente; porém se, ao contrário, ele fizesse um planejamento
diário,dividindo o trabalho em módulos (pontos a serem estudados), de modo
a centralizar a sua atenção naquilo que ele estivesse estudando naquele
momento, seu rendimento seria maior.

Ele não mais iria encarar os estudos com o pensamento de que "hoje vou estudar Direito Civil", mas sim, "hoje vou estudar a Teoria dos Bens", por exemplo (com o objetivo de, ao final, elaborar um resumo ou um fichamento ). Seu foco não mais estaria em todo o Direito Civil (por demais extenso e cansativo), mas sim em um ponto por vez. Terem mente o foco (objetivo do estudo) faz com que mantenhamos a atenção e, consequentemente, a motivação.
O estudante tem que ter em mente o que ele pretende, de uma forma objetiva e precisa. É importante também, além de estabelecer um objetivo, organizar-se no sentido de estabelecer como(através de quais métodos) e quando (em quanto tempo) ele será atingido.Lembre-se: é impossível fazer com que todo o estudo seja interessante, mas é importante que o estudante mantenha-se sempre interessado.

4 - Organização
 Ao sentar-se, tenha à mão tudo o que vai precisar.Estude sempre as matérias que você tem maior dificuldade, nos horários mais produtivos.

5 - Estudo Constante
Importante: faça do estudo um hábito.
O maratonista não treina somente antes das competições, para ele o treino é
um hábito.
É preciso adquirir a habilidade de se analisar fatos do cotidiano. Ou seja, não
se preocupar em decorar,mais sim em saber.
Por isso, você deve criar o hábito de leitura. É preciso ler tudo: revistas, jornais,livros.Informe-se e procure discutir os fatos com os amigos, para entender o contexto em que estão inseridos.

 6 – Leitura
Durante a leitura devemos buscar a velocidade adequada, sem comprometer a compreensão do texto. A velocidade da leitura varia segundo a natureza do texto, mas ela não deverá ser baixa demais (lendo-se palavra por palavra), de modo a comprometer a atenção e a concentração.

Durante a leitura, evite acompanhar o texto com os dedos, caneta, lápis ou régua. Isto reduz a velocidade da leitura e também a capacidade de assimilação do conteúdo.

Evite também movimentar a cabeça lateralmente para acompanhar o texto. Movimente somente os olhos. Isto faz com que saltemos os olhos para a linha errada, interrompendo a linha de raciocínio (quando então seremos forçados a retornar a leitura até o início do trecho). Aliás, é comum que, durante a leitura, regredir durante a leitura. Porém, se isto constituir um hábito,comprometerá a qualidade e, consequentemente, a velocidade da leitura. Concentre-se!Evite a vocalização (repetição sonora do texto que está sendo lido) e a subvocalização (voz mental que acompanha o texto). Elas também reduzem a velocidade da leitura. Além disso, o hábito da vocalização não é compatível com certos lugares, tais como uma biblioteca ou uma
sala de aula.Sempre antes de realizar a primeira leitura de um texto, realize uma pré- leitura, com a finalidade d e obter uma visão global (embora superficial) do assunto abordado. Com isto, o estudante poderá identificar,além dos pontos que serão abordados, o grau de dificuldade do mesmo e o tempo que será necessário para a sua leitura, dados importantes para a organização seus estudos.

7 - Boa Saúde
 "Mens Sana in Corpore Sano", se estamos doentes ou enfraquecidos, com
problemas de saúde, nãoestaremos predispostos ao estudo. Portanto, mais do que nunca, devemos manter um alimentação balanceada, respeitando o
horário certo de dormir. Faça seus horários de tal modo a não sacrificar suas
noites de sono. Insisto que isto é muito importante para manter sua saúde em
bom estado.Evite medicamento para aumentar o rendimento.Opte por
alimentos naturais que combatam o “stress”.

8 - Ambiente Adequado
 Estude em local arejado, organizado e silencioso.Só num ambiente adequado, onde nos sentimos bem e nada nos perturba, poderemos ter concentração suficiente para estudarmos.
O ambiente deve ser organizado.
Um local onde você se sinta à vontade, encontrando silêncio, onde você possa deixar seu material de estudo sem que ninguém o atrapalhe.

Faça uma dieta balanceada.Evite gordura.
Evite tomar café em excesso ou outras bebidas excitantes para ficar mais
tempo acordado e "render mais". Isso é um armadilha que provoca estresse,
fadiga e problemas gástricos.Durante os estudos dias, você precisa de
tranquilidade. Estudar tudo o que não estudou durante o ano não vai adiantar
e só aumenta a ansiedade.
A organização do ambiente reflete-se em nossa mente. Não se esqueça
disso.Deve-se adotar um posicionamento corporal no qual o estudante
mantenha a coluna ereta (apoiando desde as nádegas até o pescoço) sem, no entanto, mantê-la excessivamente tensa.Sente-se sempre em cadeiras duras, evitando poltronas macias.O apoio dos braços poderá existir na cadeira (se esta possuir braços reguláveis) ou na própria mesa.Procure manter cotovelos  (e joelhos) em um ângulo de 90 graus, e evite debruçar-se sobre a mesa.Os pés devem se apoiar completamente no solo. Caso não seja possível, utilize um apoio para os pés,que ajuda a manter a postura, relaxa a musculatura e melhora a circulação sanguínea nos membros inferiores.
Evite ficar com as pernas cruzadas ou sentar-se sobre elas. Essa prática pode dificultar a circulação do sangue, causando formigamento e incômodo.
 A iluminação não deve atingir diretamente os olhos, e também não deve provocar sombras no material de estudo.
O ideal é que o foco de luz seja colocado atrás do estudante, por cima do ombro.


9 – Intervalos Para Descanso
 Ao enfrentar uma jornada longa de estudos, faça pequenos intervalos para
descanso. Em geral, o próprio estudante vai identificar a necessidade de
parar por alguns minutos, principalmente nos momento sem que ele estiver
irritado e desatento.

Este descanso não quebrará o ritmo nem causará dispersão, e lhe dará nova
disposição.

O cansaço e a fadiga são prejudiciais à memorização, por isso, devemos
descansar antes de ficarmos cansados, e você saberá a hora de fazê-los, pois, começará a sentir-se irritado e desatento, aí então, é benéfico o descanso e, ao contrário do que pensam alguns, não quebrará o ritmo, nem causará dispersão,e sim, lhe dará nova disposição.



Bons Estudos!!!!