sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Questões Brasil Império

QUESTÕES DE CONCURSOS BRASIL IMPÉRIO

Bons estudos!
Prof. Guedes





Questão 1
(UFF) A abolição do tráfico africano pode ser considerado um dos principais fatores explicativos do definhamento progressivo do escravismo no Brasil. Privada da fonte atlântica de abastecimento de cativos, a classe senhorial do Império teve que apelar para o tráfico interno entre as províncias. Deste se beneficiou o sudeste, região que concentrava 87% da população cativa do país entre 1870 e 1880. No ano de 1887, às vésperas da Abolição, 15% da população cativa estavam na província de São Paulo.
Assinale a opção que caracteriza melhor a dinâmica da economia cafeeira no século XIX em função do problema da mão-de-obra.
a) A cafeicultura do oeste paulista ancorada nas colônias de parceria não se baseou no trabalho livre, mas em relações semi-escravistas, como demonstra a revolta dos imigrantes de Rio Claro na década de 40.
b) A abolição do tráfico africano conduziu ao reforço da escravidão nas antigas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, sobretudo no Vale do Paraíba, ao contrário do ocorrido em São Paulo, cujos cafeicultores optaram, desde logo, pelo trabalho assalariado de imigrantes.
c) A abolição do tráfico africano não conduziu, de imediato, à crise do escravismo, uma vez que a população cativa do país aumentou extraordinariamente até a década de 80, sobretudo no sudeste, graças ao crescimento vegetativo ocorrido entre africanos e crioulos.
d) A crise da economia cafeeira no Vale do Paraíba Fluminense deveu-se mais ao desgaste dos cafezais plantados em encostas, do que à falta de braços para a lavoura, ao passo que, no oeste paulista, a abundância de solos de "terra roxa" e o trabalho dos colonos impulsionaram a cafeicultura da região.
e) A expansão cafeeira no sudeste desenvolveu-se com base no trabalho escravo, inclusive no oeste paulista, não obstante ali se tenha adotado, em larga escala, o trabalho juridicamente livre de imigrantes ao longo dos anos 80.

Questão 2
(UFPE) Durante o século XIX, a economia brasileira continuou essencialmente agro-exportadora. O surgimento de uma nova cultura deslocou o centro econômico do país de uma região para outra, porque:
a) A expansão do mercado internacional do algodão deslocou para o Maranhão os capitais aplicados no tráfico negreiro, tornando esta região um grande setor econômico.
b) O Nordeste perdia para a Região Norte grandes contigentes populacionais, tendo em vista a importância da borracha para o comércio de exportação.
c) O café, ao se tomar o produto de exportação mais rentável, transformou a região Sudeste no centro econômico mais importante do país, desequilibrando a relação de poder no Império.
d) A cultura do cacau associada à da cana-de-açúcar do Recôncavo Baiano deslocou para a região Nordeste capitais empregados a exploração das minas.
e) O crescimento das exportações de açúcar tornaram a região Nordeste o centro econômico mais produtivo durante todo esse período.

Questão 3
(UFPE) A Independência do Brasil despertou interesses conflitantes tanto na área econômica quanto na área política. Qual das alternativas apresenta esses conflitos?
a) Os interesses econômicos dos comerciantes portugueses se chocaram com o "liberalismo econômico" praticado pelos brasileiros, subordinados à hegemonia da Inglaterra.
b) A possibilidade de uma sociedade baseada na igualdade e na liberdade levou a jovem nação a abolir a escravidão.
c) As colônias espanholas tornaram-se independentes dentro do mesmo modelo brasileiro: monarquia absolutista.
d) A Guerra da Independência dividiu as províncias brasileiras entre o "partido português" e o "partido brasileiro" , levando as Províncias do Grão-Pará, Maranhão, Bahia e Cisplatina a apoiarem, por unanimidade, a independência.
e) Os republicanos, os monarquistas constitucionalistas e os absolutistas lutaram lado a lado pela independência, não deixando que as suas diferenças dificultassem o processo revolucionário.

Questão 4
(UFPE) Após a Guerra do Paraguai, os temas mais polêmicos debatidos no parlamento brasileiro eram a(s):
a) abolição da escravidão e a nova estratégia militar para a ocupação do Paraguai e Uruguai;
b) abolição da escravidão e a legitimidade do poder absoluto do imperador;
c) Lei do Ventre Livre e o novo liberalismo econômico;
d) abolição do Tráfico Negreiro e a propaganda republicana;
e) Leis do Sexagenário e do 13 de maio, e o Positivismo.

Questão 5
(UFPE) Examine detidamente o quadro a seguir sobre a população do Brasil no século XIX. Anos
População Livre
População Escrava
Total
% População Escrava
1850
5.520.000
2.500.000
8.020.000
31
1872
8.429.672
1.510.806
9.930.478
15
1887
13.278.816
723.419
14.002.235
5
Assinale a alternativa que caracteriza o fim do regime escravista.
a) A escravidão já estava condenada moralmente. O ato da Princesa Isabel foi apenas a confirmação do seu espírito humanista.
b) Os republicanos defendiam uma abolição gradual da escravidão. Os números contidos nesses quadro indicam a coincidência entre a decadência do regime escravista e a proclamação da república.
c) Os números apontam para uma decadência desse modo de produção. Os proprietários de terras e escravos já duvidavam de sua eficácia.
d) A Lei do Ventre-livre, aprovada em 28 de setembro de 1871, é responsável pela diminuição da população escrava, no país.
e) A Lei do Sexagenário, promulgada a 28 de setembro de 1885, libertou a maior parcela de escravo, pondo fim a esse regime.

Questão 6
(FESP) O segundo Império corresponde a um longo período de nossa História, se estendendo da decretação da maioridade de Pedro II até 1889. Sobre esse período podemos afirmar que:
1. houve estabilidade econômica, o que é confirmado pela ausência de déficits no comércio exterior e equilíbrio nos gastos públicos; 2. ocorreu a extinção do tráfico negreiro, o que exigiu dos proprietários de terras soluções para suprir a necessidade de mão-de-obra nas fazendas; 3. foi caracterizado pela abertura política devido à atuação do Imperador Pedro II que, inclusive, abdicou do exercício do poder moderador; 4. se consolidou o poderio inglês no país em negócios de exportação do café, bancos, ferrovias, etc; 5. se fortaleceu o exército após os conflitos com o Paraguai, passando os militares a exigir tratamento digno e, assumindo, muitos deles, posição contrária à monarquia.
Assinale a opção correta:
a) 1, 3 e 5
b) 2, 4 e 5
c) 3, 2 e 5
d) 1, 2 e 4
e) 2, 3 e 4

Questão 7
(VUNESP) Em troca do reconhecimento de sua independência por parte da Inglaterra, o Brasil assinou um tratado, em 1826, incluindo cláusulas para por termo,
a) ao tráfico negreiro.
b) ao tratado comercial de 1810.
c) à escravidão africana.
d) à autonomia municipal.
e) ao pacto colonial.

Questão 8
(FESP) A vinda de imigrantes para o Brasil se intensifica na segunda metade do século XIX na medida em que, igualmente, se expande a cultura do café. Sobre essa questão, podemos afirmar que:
1. O sistema de parceria, em que colonos tinham suas despesas de viagem e instalação pagas pelos fazendeiros para posterior indenização, possibilitou o sucesso da imigração nas áreas cafeicultoras. 2. As restrições adotadas pelos E.U.A. à imigração e o avanço do capitalismo no campo italiano, concentrado a terra em poucas mãos, contribuíram para que muitos imigrantes escolhessem o Brasil como destino. 3. A política adotada pelo governo brasileiro de assumir todo o processo de imigração resultou em fracasso pelo freqüente desvio das verbas públicas destinadas a essa finalidade. 4. A entrada de imigrantes facilitou a introdução do trabalho agrícola assalariado e evidenciou as limitações do trabalho escravo, rompendo-se a unidade política da aristocracia agrária em relação à escravidão. 5. A atuação do governo brasileiro, subvencionando despesas de viagem enquanto os fazendeiros arcavam com os gastos do colono durante seu primeiro ano no país, possibilitou o crescimento da corrente imigratória.
Indique a opção incorreta:
a) 1 e 4
b) 1 e 3
c) 2 e 5
d) 3 e 5
e) 2 e 4

Questão 9
(UFPE) O relatório do parlamentar do Império Nabuco de Araújo informa que "o tráfico (de escravos) interprovincial esvaziou o sistema (escravocrata) nas províncias do Norte, portanto, a batalha final vai se dar no coração do Império - Rio, Minas, São Paulo - no reinado do café".
Entre as alternativas abaixo indique a que completa o enunciado.
a) A estagnação e a decadência do vale do Paraíba esgotaram o sistema escravista, também na região sudeste.
b) A abolição da escravidão no Ceará desestabilizou completamente o sistema, inclusive no maior centro cafeicultor que era São Paulo.
c) Enquanto no sudeste o café prosperava, no nordeste o açúcar declinava. A escravidão não era mais uma questão nacional. O movimento abolicionista e o capital inglês pressionavam na direção do trabalho livre assalariado, no maior centro de poder do país: a Corte.
d) A transferência de escravos de uma região para outra reforçou o sistema: substituía o trabalho livre pelo trabalho compulsório.
e) A Lei do Ventre Livre possibilitou a decadência do sistema escravocrata criando as condições necessárias para a abolição da escravidão.
Questão 10
(PUC-RJ) Considere as seguintes afirmativas sobre a crise do escravismo no Brasil:
I. A extinção do tráfico intercontinental resultou da convergência das fortes pressões do governo inglês com interesses do governo imperial e de parcela das elites agrárias brasileiras.
II. A crise foi permeada pelo debate entre escravistas e anti-escravistas, no qual os primeiros utilizam argumentos econômicos, jurídicos e morais - "necessidade para a produção", "a inviolabilidade da propriedade", o "caráter civilizatório da escravidão"- contra as proposições ético-morais-religiosas dos últimos - "direitos naturais dos homens", alicerçados pela palavra divina.
III. A Lei do Ventre Livre, em 1871, propôs um meio termo conciliatório: ao mesmo tempo que liberta todos os filhos de escravos, abre a possibilidade destes - os ingênuos - permanecerem como escravos até completarem 21 anos, no caso dos senhores não serem indenizados.
IV. Os abolicionistas, no intuito de defenderem a "raça negra", formaram diversas associações na década de 1880. Os "emancipacionista", capitaneados por proprietários paulistas, também desejosos de acabar com a escravidão, estavam mais preocupados em eliminar as barreiras que dificultavam a grande imigração de trabalhadores europeus.
V. Revoltas e fugas em massa de escravos durante a década de 1880 aceleraram o processo abolicionista, levando inúmeros senhores a transformar trabalho escravo em trabalho livre por iniciativa própria.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) somente III;
b) somente I, II e IV;
c) somente II, IV e V;
d) somente III e V;
e) todas as afirmativas estão corretas.

Questão 11
(FUVEST) A Sabinada, que agitou a Bahia entre novembro de 1837 e março de 1838,
a) tinha objetivos separatistas, no que diferia frontalmente das outras rebeliões do período.
b) foi uma rebelião contra o poder instituído no Rio de Janeiro, que contou com a participação popular.
c) assemelhou-se à Guerra dos Farrapos, tanto pela postura anti-escravista, quanto pela violência e duração da luta.
d) aproximou-se, em suas proposições políticas, das demais rebeliões pela defesa do regime monárquico.
e) pode ser vista como uma continuidade da Rebelião dos Alfaiates, pois os dois movimentos tinham os mesmos objetivos.

Questão 12
(UERJ) Que tardamos? A época é esta: Portugal nos insulta; a América nos convida; a Europa nos contempla; o príncipe nos defende. Cidadãos! Soltai o grito festivo... Viva o Imperador Constitucional do Brasil, o Senhor D. Pedro I. (Proclamação. Correio Extraordinário do Rio de Janeiro 21 de setembro de 1822.)
Este texto mostra o rompimento total e definitivo com a antiga metrópole como necessário para a construção do Império Brasileiro. Nele também está explícito um dos fatores que contribuíram para o processo de construção de independência do Brasil.
Esse fato foi:
a) a ajuda das potências européias em função de seus interesses econômicos.
b) a intransigência das Cortes de Lisboa na aceitação das liberdades brasileiras.
c) o ideal republicano em consonância com o das antigas colônias espanholas.
d) o movimento separatista das províncias do norte em processo de união com Portugal.

Questão 13
(UERJ) Ai, filha! Você não entende deste riscado. Neste mundo não existe coisa alguma sem sua razão de ser. Estas filantropias modernas de abolição! É chover no molhado - preto precisa de couro e ferro como precisa de angu e baeta. Havemos de ver no que há de parar a lavoura quando esta gente não tiver no eito. Não é porque eu seja maligno que digo e faço estas coisas. É que sou lavrador, e sei dar o nome aos bois. Enfim, você pede, eu vou mandar tirar o ferro. Mas são favas contadas - ferro tirado, preto no mato. (RIBEIRO, Júlio. A Carne. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1952 - com adaptações.)
O autor do romance A Carne (1888) antecipa, no trecho acima, uma preocupação de muitos proprietários de terra, escravistas, quanto às conseqüências da abolição dos escravos para a agricultura brasileira.
Esta posição pode ser resumida da seguinte forma.
a) A grande lavoura não teria futuro sem a mão-de-obra escrava.
b) A abolição provocaria a superação da lavoura pela indústria.
c) A agricultura ficaria restrita à produção para o mercado interno.
d) O fim da escravidão transformaria as lavouras em terras improdutivas.

Questão 14
(CESGRANRIO) O período regencial (1831-1840) foi marcado, na história do Império brasileiro, por grave instabilidade política, como se observa no(a):
a) reforço da política centralizadora que permitiu o fim das rebeliões provinciais.
b) envolvimento do Império em confronto com os países platinos.
c) caráter restaurador de diversas revoluções como a Farroupilha.
d) vitória do movimento regressista, que levou à revisão do Ato Adicional.
e) oposição dos setores liberais às reformas implantadas pelo Ato Adicional.

Questão 15
(PUC-CAMP) A famosa Lei Áurea aboliu definitivamente a escravidão no Brasil. Apesar disso a situação dos negros após aquela Lei caracterizou-se:
a) pela marginalização da massa de ex-escravos, com o conseqüente aparecimento de áreas miseráveis, nas cidades, para onde parte dela se dirigiu, ou a manutenção das suas precárias condições de vida no campo, onde muitos preferiam permanecer.
b) pelo fortalecimento político da Monarquia, que manteve o apoio do Grupo parlamentar que representava os interesses do Vale do Paraíba, agora indiferentes à questão republicana.
c) pela tentativa de superar o impasse político com a formação do Gabinete da Conciliação, reunindo liberais e conservadores.
d) pelo início da fase das questões militar, eleitoral, religiosa, sucessória e das guerras externas.
e) pela crise econômica que favorece a queda do Império, pois as relações escravistas ainda predominavam nas áreas produtoras mais importantes.

Questão 16
(PUC-MG) Associando as colunas, NÃO há correspondência para:
( ) Pará – 1835/40
( ) Maranhão – 1838/41
( ) Rio Grande do Sul – 1835/45
( ) Alagoas e Pernambuco – 1832/35
a) Guerra dos Cabanos
b) Cabanagem
c) Sabinada
d) Balaiada
e) Guerra dos Farrapos

Questão 17
(FESP)
- Para onde vais garboso, meu querido general? - Vou brigar com seu Solano, conquistar o Paraguai. - E quem levas na jornada, nessa marcha marcial? - Vai comigo a Argentina, vai comigo o Uruguai.
Solano é o diabo que atrapalha o inglês que está em nossa casa no lugar do português
Solano já não compra e agora quer vender quer tomar da Inglaterra o mercado e o poder.
A guerra estende seu manto de sangue na terra bruta e, como sempre, quem vence não é quem está na luta.
(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Os versos acima, relativos à chamada Guerra do Paraguai, são confirmados:
1. pelos interesses do Brasil e da Argentina no controle da navegação nos rios platinos, levando esses países a interferir no Uruguai para impedir que se aliasse ao Paraguai; 2. pelas arbitrariedades e violências cometidas por Lopez contra os ingleses; 3. pelo esforço existente no Paraguai para incentivar as exportações e a indústria e diminuir as importações; 4. pela política de isolamento praticada por Lopez, objetivando o controle absoluto dos rios platinos para o seu país; 5. pelas dívidas acumuladas pelos países vencedores da guerra que foram levados a realizar novos empréstimos no exterior.
Assinale a opção correta:
a) 1, 2 e 4
b) 2, 3 e 5
c) 1, 3 e 5
d) 3, 4 e 5
e) 5, 2 e 3

Questão 18 (PUC-CAMP) Pode-se considerar o Exército como força política influente no movimento Republicano porque:
a) seus integrantes, tendo origens, predominantemente na classe média, o indispunham à vigência de um Estado monárquico identificado com as camadas populares da sociedade.
b) seus oficiais, quase todos pertencentes à Maçonaria, solidarizaram-se com os bispos envolvidos na chamada Questão Religiosa, agudizando a crise política deflagrada contra o Imperador.
c) o declínio do prestígio dos militares após a Guerra do Paraguai, tornava seus oficiais críticos inexpressivos dos privilégios concedidos à Guarda Nacional.
d) seus oficiais mostraram-se descontentes com a recusa do Imperador em incorporá-los ao processo de repressão organizada contra a rebelião negra.
e) a influência do Positivismo entre os jovens oficiais imprimiu o ideal de um República militar como base do progresso nacional, em oposição ao governo corrupto dos "casacas".

Questão 19
(UFRRJ) Leia as informações abaixo.
Sobre as revoltas que assolaram a sociedade brasileira no período regencial, entre 1831 e 1840, pode-se dizer:
I. Expressavam a insatisfação de setores de elites regionais com o poder central no Rio de Janeiro.
II. A Cabanagem no Pará e a Balaiada no Maranhão desafiaram as bases da sociedade brasileira de então: a grande propriedade e a escravidão.
III. Revelavam somente o descontentamento dos setores mais desfavorecidos como o dos pequenos proprietários, camponeses, índios e escravos.
Admite-se como correto:
a) apenas a afirmativa I.
b) apenas a afirmativa III.
c) as afirmativas I e II.
d) as afirmativas II e III.
e) as afirmativas I, II e III.

Questão 20
(UFMG) Os governos regenciais no Brasil (1831-1840) se caracterizam por:
a) buscar a afirmação do poder político central para satisfazer os exaltados.
b) fortalecer o poder político do Imperador, ao promover o Golpe da Maioridade.
c) promover a descentralização, o que gerou diversas revoltas regionais.
d) satisfazer o desejo dos moderados, que buscavam a restauração da monarquia.

Questão 21
(UFES) A constituição outorgada por D. Pedro I foi reformada uma década depois, durante o período regencial. Também conhecida como Ato Adicional à Constituição Política do Império, essa reforma:
a) tinha caráter absolutista, porque foi mantido o Senado vitalício, instituída a Regência Una e criado o Município Neutro.
b) tinha caráter liberal, porque foram extintos o Conselho de Estado, o Poder Moderador e o Senado vitalício.
c) representava uma vitória dos liberais moderados, que integravam o movimento Regressista.
d) incorporava as aspirações liberais descentralizadoras do poder político-administrativo e apresentava algumas características federalistas.
e) representava uma vitória política dos Restauradores, cujo objetivo era restabelecer os privilégios dos comerciantes reinóis defendidos pelo Partido Português.

Questão 22
(CESGRANRIO) A Constituição imperial brasileira, promulgada em 1824, estabeleceu linhas básicas da estrutura e do funcionamento do sistema político imperial tais como o(a):
a) equilíbrio dos poderes com o controle constitucional do Imperador e as ordens sociais privilegiadas.
b) ampla participação política de todos os cidadãos, com exceção dos escravos.
c) laicização do Estado por influência das idéias liberais.
d) predominância do poder do Imperador sobre todo o sistema através do Poder Moderador.
e) autonomia das Províncias e, principalmente, dos Municípios, reconhecendo-se a formação regionalizada do país.
Questão 23
(CESGRANRIO) Na segunda metade do século XIX, a introdução, de forma crescente, de trabalhadores livres na economia brasileira está ligada à:
a) crise da escravidão, principalmente após o fim do tráfico negreiro.
b) restrição de diversos países europeus à imigração de seus excedentes nacionais.
c) forma pacífica como foi encaminhada a Abolição, permitindo a utilização do antigo escravo como trabalhador livre.
d) acelerada criação de indústrias de base que não utilizavam trabalho escravo.
e) política contrária à escravidão, adotada pelo governo imperial ao longo de toda a sua história.

Questão 24
(CESGRANRIO) No período da chamada "crise do Império", a partir de 1870, vários fatores contribuíram para provocar a queda da monarquia, em 1889, dentre os quais se destaca o(a):
a) envolvimento continuado do Império em conflitos externos, principalmente na região platina.
b) conflito entre o Império e a Igreja, que era simpática às novas idéias filosóficas como o positivismo.
c) incompatibilidade de amplos setores do Exército com a monarquia.
d) expansão da lavoura cafeeira e da indústria, ampliando o uso da mão-de-obra escrava.
e) posição contrária ao federalismo adotada pelos republicanos, o que lhes garantiu o apoio das oligarquias agrárias.

Questão 25
(FESP) Embora o ideal de República fosse antigo no país, tendo inclusive vitimado muitos dos seus adeptos, só pode concretizar-se a 15 de novembro de 1889. As afirmativas referem-se ao contexto que culminou com a proclamação da República.
1) Uma relativa diversificação na economia, permitindo o crescimento do mercado interno. 2) A descentralização político-administrativa do Império combatida pelas novas elites econômicas, que exigiam um governo centralizado e forte. 3) A necessidade de se mudar a representação parlamentar, pois os senhores de terras e de escravos que ocupavam a maioria das cadeiras do Parlamento já não possuíam poder econômico que lhes garantisse essa posição. 4) A questão religiosa, abalando as relações entre o Estado e a Igreja e levando muitos sacerdotes a uma atuação política mais sistemática. 5) Um aumento considerável da população rural, que, paradoxalmente, foi assumindo um comportamento de relativa independência para com os grupos dominantes.
Estão corretas as afirmativas
a) 1, 3 e 4
b) 2, 4 e 5
c) 2 e 4
d) 3 e 5
e) todas

Questão 26
(PUC-MG) Sobre a Guarda Nacional, criada pelo ministro da justiça Padre Diogo de Feijó em 1831, é correto afirmar, EXCETO:
a) era uma política de confiança do governo e das classes dominantes agrárias.
b) deu origem ao poder dos "coronéis" durante a Primeira República.
c) foi criada para reprimir os movimentos sociais do período regencial.
d) subordinava-se aos Juízes de Paz de cada município do Império.
e) reforçou o poder do exército brasileiro em nível local.

Questão 27
(UFF) Por ser o herdeiro de menor idade, a abdicação de D. Pedro I, em 1831, resultou na formação de governos regenciais que até1840, enfrentaram inúmeras dificuldades para manter a integridade territorial do Império. Entre as várias rebeliões irrompidas nas províncias, a ocorrida no Maranhão notabilizou-se pela diversidade social dos insurgentes, entre os quais não faltaram escravos e quilombolas.
A revolta mencionada denomina-se:
a) Cabanagem
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Revolta dos Malês
e) Praieira

Questão 28
(PUC-MG) "O Brasil é o café e o café é negro." Essa frase se aplica à economia do século XIX, que pode ser relacionada com:
a) trabalho livre – latifúndio – demanda do mercado interno
b) escravidão – latifúndio – demanda do mercado externo
c) imigração – latifúndio – Região Nordeste
d) escravidão – pequenas propriedades – Região Norte
e) trabalho assalariado – médias propriedades – Região Sul

Questão 29
(PUC-MG) A abolição da escravatura no Brasil, em 13 de maio de 1888, resultou na conjugação de vários fatores como, EXCETO:
a) escassez de escravos a partir do término do tráfico negreiro (1850) e conseqüente aumento de seu preço.
b) formação de uma mentalidade, especialmente no meio urbano, que condenava a escravidão.
c) rebeldia escrava presente desde o início da colonização desgastando o sistema ao longo dos séculos.
d) heroísmo e sentimento humanitário da Princesa Isabel, que liderou o movimento abolicionista.
e) pressão das leis anteriores como a do Ventre Livre (1871) e a dos Sexagenários (1885).
Questão 30
(PUC-MG) RESPONDA A QUESTÃO SEGUINTE COM BASE NO ESQUEMA ABAIXO.
Refere-se à primeira Constituição Brasileira de 1824:
I. Garantiu o direito à propriedade, incluindo a permanência da escravidão.
II. Estabeleceu os três poderes; judiciário, legislativo e executivo, suprimindo o poder moderador.
III. Instituiu o voto censitário, direito eleitoral condicionado a certos níveis de renda.
a) se apenas a afirmação I estiver correta.
b) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.
c) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.
d) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmações estiverem corretas.

Questão 31
(FMU) A regra eleitoral prevista na Constituição outorgada em 1824 caracterizava-se por
a) instituir o voto secreto e proibitivo aos solteiros menores de 25 anos de idade
b) aplicar eleições indiretas e censitárias e em níveis provincial e paroquial
c) promulgar eleições diretas para presidentes e senadores das províncias
d) impor o sufrágio universal aos maiores de 18 anos, com exceção dos analfabetos
e) estabelecer o voto descoberto e eleições diretas à Câmara dos Deputados e Senado

Questão 32
(FMU) Além de reintegrar a economia brasileira no mercado internacional, a partir de 1850, o café foi responsável
a) pelo incremento das relações assalariadas de trabalho
b) pelo surto industrial ocorrido na região sul do Brasil
c) pela autonomia do Brasil em relação ao imperialismo britânico
d) pela intensificação do tráfico africano
e) pelo deslocamento do eixo econômico em direção ao centro-oeste

Questão 33
(UFPE) A História Oficial apresenta o expansionismo de Solano Lopez como o motivo provocador da Guerra do Paraguai que envolveu o Brasil, o Uruguai e a Argentina.
Na realidade, esta guerra ocorreu, sobretudo, devido.
a) À necessidade de crescimento da indústria têxtil argentina que se via limitada ao território nacional;
b) Ao projeto de emancipação econômica e política do Paraguai que contrariava interesses do capitalismo inglês;
c) À necessidade expansionista do Uruguai cujo governo visava apossar-se de partes do território a ser conquistado no conflito;
d) Ao desejo inglês de livrar o povo paraguaio de uma ditadura que contrariava a prática democrática européia;
e) À necessidade do Brasil de aumentar a venda do café para garantir mais divisas para o país.

Questão 34
(UFF) Por ser o herdeiro de menor idade, a abdicação de D.Pedro I, em 1831, resultou na formação de governos regenciais que, até 1840, enfrentaram inúmeras dificuldades para manter a integridade territorial do Império. Entre as várias rebeliões irrompidas nas províncias, a ocorrida no Maranhão notabilizou-se pela diversidade social dos insurgentes, entre os quais não faltaram escravos e quilombolas.
Assinale a opção que identifica corretamente a revolta mencionada acima.
a) Cabanagem
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Revolta dos Malês
e) Praieira

Questão 35
(PUC-PR) Instalado em 1822, o Império do Brasil encontrou dificuldades no reconhecimento de sua Independência por parte dos Estados europeus. Essas dificuldades existiam devido:
a) ao fato de o Brasil ter pesadas dívidas em várias capitais européias.
b) ao fato de ter estabelecido a forma monárquica de governo.
c) à sua própria organização interna, pois a Constituição de 1824 afastava o voto direto, secreto e universal.
d) à política reacionária e antinacionalista definida no Congresso de Viena e praticada por várias potências européias.
e) à negativa do governo de D. Pedro I em restituir a Província Cisplatina aos seus povoadores de origem castelhana.

Questão 36
(PUC-PR) Os principais produtos de exportação do Segundo Reinado (1840-1889) foram agrícolas, colocando-se sempre em primeiro lugar o(a):
a) açúcar..
b) erva-mate..
c) café.
d) trigo
e) arroz

Questão 37
(UFRN) O Período Regencial foi palco de várias rebeliões que eclodiram de Norte a Sul do país e que tiveram por objetivo a autonomia provincial, cogitando-se, às vezes, em instituir-se a República. Dentre elas, destacam-se a Cabanagem, a Balaiada e a Sabinada.
Identifique a opção que apresenta uma característica comum a essas revoltas.
a) descontentamento generalizado dos rebeldes, devido à longa permanência da monarquia portuguesa no Brasil.
b) apoio de quase todos os revoltosos ao retorno de D. Pedro, tendo as revoluções, portanto, um caráter restaurador.
c) participação intensa de camadas populares que reagiram, de forma violenta, na tentativa de melhorar sua vida material.
d) influência marcante das idéias francesas da Ilustração, que sensibilizaram os revoltosos e agitaram os interesses antimetropolitanos.

Questão 38
(UFPE) Dentre os fatores abaixo, indique os que contribuíram para a abolição da escravatura:
a) A resistência dos negros simbolizada na formação dos quilombos, a proibição do tráfico dificultando a renovação do plantel, a propaganda e a campanha dos abolicionistas.
b) A imigração européia, a decadência do comércio do açúcar e a proclamação da República.
c) O despovoamento da África, o crescimento negativo da população escrava no Brasil e a liberalização do tráfico de escravos.
d) O desenvolvimento da cultura cafeeira, a industrialização do país e as novas idéias do partido conservador.
e) A influência da maçonaria, a imigração portuguesa e a perseguição inglesa aos navios negreiros.
Questão 39
(UFPB) Sobre as insurreições ocorridas durante o Período Regencial e o II Reinado, relacione o movimento social à esquerda com sua característica à direita. (1)
Praieira
( )
Rebelião iniciada em 1835 na província do Grão-Pará, que levou as camadas populares ao poder.
(2)
Balaiada
( )
Revolta ocorrida na Bahia em 1837, com predominância das camadas médias urbanas de Salvador.
(3)
Sabinada
( )
Revolta de sertanejos (vaqueiros e camponeses) e negros escravos, que abalou o Maranhão de 1838 a 1841.
(4)
Farroupilha
( )
A mais longa revolta da história do Império brasileiro, ocorrida no Rio Grande do Sul, de 1835 a 1845.
(5)
Cabanagem
a) 1, 3, 4, 2
b) 2, 1, 4, 5
c) 5, 3, 2, 4
d) 3, 4, 1, 2
e) 1, 2, 3, 4

Questão 40
(UFMG) Leia a frase.
"Precisamos de braços (...) no intuito de aumentar a concorrência de trabalhadores e, mediante a lei da oferta e procura, diminuir o salário."
(Fala de um deputado paulista, Anais da Câmara, 1888.)
A frase acima se refere
a) à polêmica em torno da preparação dos trabalhadores brasileiros, visando a sua adequação ao trabalho no interior das fábricas.
b) à discussão frente às revoltas populares que, no final do século XIX, reivindicavam a manutenção dos níveis salariais.
c) ao debate em torno da política imigratória, que permitiu a criação de condições para sustentar a expansão cafeeira.
d) à proposta de solução para a escassez de mão-de-obra escrava no centro-sul do País, no contexto do abolicionismo.

Questão 41
(PUC-RS) O período conhecido como I Império (1822-1831) foi marcado por disputas e instabilidade política, sendo ainda uma etapa inicial da organização do Brasil independente. Dentre os fatores abaixo, não se pode citar como causa desses problemas
a) a excessiva centralização e autoritarismo com que D. Pedro I conduzia o governo.
b) os conflitos políticos entre os grupos brasileiro e português, visto que este último ainda dispunha de grande influência junto ao Imperador.
c) o fechamento da Assembléia Constituinte ( 1823), gerando um clima de insatisfação entre os segmentos mais liberais da sociedade.
d) a pressão exercida por setores do exército brasileiro que, após a abdicação, passaram a ter um importante papel no período regencial, inclusive forçando a eleição da Regência Una de Feijó.
e) a manutenção de certos laços políticos ligando o Brasil a Portugal, pelo fato de D. Pedro I ser o herdeiro do trono português, o que gerava insatisfação no chamado grupo brasileiro.

Questão 42
(UFPE) processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar:
a) a presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
b) as primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se "Juntas Constitucionais".
c) a Revolução do Porto, fundamentada em idéias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
d) nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firme decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
e) Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira.

Questão 43
(PUC-RJ) Para muitos brasileiros que vivenciaram o período regencial (1831-1840), aquele foi um tempo de impasses, mudanças e rebeliões. Sobre esse período, é correto afirmar que:
I - a renúncia inesperada do Imperador D. Pedro I levou à nomeação de uma regência trina e à implantação, em caráter provisório, de um governo republicano.
II - a antecipação da maioridade de D. Pedro II, em 1840, garantiu o restabelecimento da ordem monárquica e a pacificação de todas as revoltas que ameaçavam a integridade territorial do Império.
III - houve uma série de revoltas envolvendo desde elementos das tropas regulares até escravos, destacando-se, entre elas, a Farroupilha, a Cabanagem e a Revolta dos Malês.
IV - a ausência provisória da autoridade monárquica estimulou a proliferação de projetos políticos destinados à reorganização do Estado imperial.
Assinale a alternativa:
a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente a afirmativa I estiver correta.
c) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questão 44
(PUC-RJ) "A raça ariana, reunindo-se, aqui, a duas outras totalmente diversas, contribuiu para a formação de uma sub-raça mestiça e crioula, distinta da européia. Não vem ao caso discutir se isto é um bem ou um mal; é um fato e basta."
(Sílvio Romero, História da Literatura,)
Nos anos que antecederam a abolição da escravidão no Brasil e nas décadas que a sucederam, houve uma longa controvérsia, expressa em polêmicas, discursos e livros, acerca do caráter racial brasileiro. Acerca desta questão, analise as afirmativas abaixo:
I) As teses sobre a inferioridade da "raça africana", aliada ao sentimento da sua incapacidade para o trabalho livre e auto-estimulado, reforçaram a opção dos cafeicultores paulistas pela imigração européia.
II) O argumento de "que a raça chinesa abastarda e faz degenerar a nossa" objetivou impedir a imigração de chineses _ os "coolies" - para substituir a mão de obra escrava.
III) Vários homens de ciência, após a Abolição, defenderam que somente a fusão dos grupos étnicos poderia aprimorar o homem brasileiro, ao propiciar o seu branqueamento.
IV) Ao longo da década de 20, mas principalmente na seguinte, o homem nacional mestiço foi valorizado, sendo inclusive o argumento para a lei da nacionalização do trabalho, de 1931, obrigando todas as empresas urbanas a empregar, pelo menos, 2/3 de mão de obra nacional.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
a) somente I, II e III.
b) somente I, III e IV.
c) somente II, III e IV.
d) somente I, II e IV.
e) todas as afirmativas estão corretas.

Questão 45
(UFCE) Na versão tradicional da historiografia brasileira, a Guerra do Paraguai decorreu:
a) da agressão de vizinhos poderosos a um pequeno país independente, o Paraguai;
b) do interesse do imperialismo inglês, a quem não convinha o desenvolvimento autônomo do Paraguai;
c) do personalismo e dos planos expansionistas do ditador Francisco Solano Lopez;
d) dos interesses ingleses na região e do processo de formação dos Estados Nacionais na América Latina;
e) da luta entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai para assumir uma posição dominante no continente.

Questão 46
(PUC-PR) O estudo comparativo das Constituições Brasileiras de 1824 (Carta Outorgada, Imperial) e de 1891 (Carta promulgada, Republicana) não permite afirmar:
a) A Carta de 1891 estabeleceu a Federação como forma de Estado.
b) A Carta Republicana teve inspiração européia, ao passo que a lei maior imperial buscou seguir o modelo norte-americano.
c) A Carta de 1824 criou o Unitarismo como forma de Estado, mesmo porque as Províncias eram destituídas de preparo político.
d) A Carta Imperial criou 4 (quatro) poderes, mas o documento republicano estabeleceu somente 3 (três).
e) Enquanto o estatuto Imperial recebeu uma emenda, o Ato Adicional, um progresso rumo à federação, a Carta republicana foi emendada em 1926, com fortalecimento do Poder Central.

Questão 48
(PUC-RS) Bill Aberdeen, aprovado pelo Parlamento inglês em 1845, foi:
a) uma lei que abolia a escravidão nas colônias inglesas do Caribe e da África.
b) uma lei que autorizava a Marinha inglesa a apresar navios negreiros em qualquer parte do Oceano.
c) um tratado pelo qual o governo brasileiro privilegiava a importação de mercadorias britânicas e francesas.
d) uma imposição legal de libertação dos récem-nascidos filhos de mãe escrava.
e) uma proibição de importação de produtos brasileiros para que não concorressem com os das colônias antilhanas.

Questão 49
(PUC-RS) Responder à questão com base no organograma abaixo, da estrutura político-administrativa do Brasil Imperial, estabelecida pela Constituição de 1824.
Organograma da administração brasileira de acordo com a Constituição de 1824.
Tendo por base o organograma acima, podemos concluir que
a) a organização política do Brasil monárquico seguia rigidamente os princípios liberais, dividindo o Estado e a administração pública unicamente entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
b) os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário eram exercidos de forma autônoma e harmônica entre si, sem qualquer interferência política externa.
c) o Poder Legislativo era tricameral, ou seja, formado por três níveis decisórios – a Câmara dos Deputados, o Senado e o Conselho de Estado, sendo este ligado diretamente ao Imperador.
d) o Brasil possuía uma estrutura política e administrativa centralizadora, sendo os Poderes Moderador e Executivo vinculados diretamente à autoridade Imperial, e os Presidentes e Conselhos de Províncias igualmente ligados a ela.
e) o Conselho de Estado possuía íntima ligação com o Poder Judiciário, sendo ambos vinculados ao Imperador, no sentido de aconselhar o monarca a respeito de questões jurídicas e constitucionais.

 
Questão 51
(UFRRJ) SONETO
(Feito quando fui solto em 1830)
"Para quando, oh! Brasil, bem reservas
Numa cega apatia alucinado,
Não vês teu solo aurífero ultrajado,
Por dragões infernais fúrias protervas?
(...)
Ainda não tens, Tamoio, povo bravo;
Setas ervadas contra o lusitano
Que pretende fazer-te seu escravo?
Eia! Dos lares teus, despe o engano
Quem nasceu no Brasil não sofre agravo,
E quem vê um Imperador, vê um tirano".
Cipriano Barata
(In: Cascudo, Luiz da Câmara. Dr. Barata. Bahia, Imprensa Oficial do Estado, 1938. p. 49.)
Vocabulário: Agravo. Sm. Ofensa, injúria, afronta. Setas ervadas. Setas envenenadas. Protervo [ Adj.]. Impudente, insolente, descarado.
Cipriano Barata teve ativa participação nos movimentos políticos brasileiros da primeira metade do século XIX, com um discurso libertário denunciando os arranjos políticos das elites sempre em prejuízo da população desfavorecida. Os versos deste revolucionário brasileiro identificam um dos momentos de crise política no Brasil Imperial, qual seja
a) o enfraquecimento político de D. Pedro I, sua aproximação do "partido português" e a repulsa dos brasileiros a este comportamento.
b) a negativa dos setores conservadores em aceitar a decretação da maioridade de D. Pedro II.
c) a contestação dos governos regenciais por movimentos armados nas províncias de norte a sul do Brasil.
d) a expulsão dos Tamoios de suas terras pelos cafeicultores interessados na expansão de sua atividade econômica.
e) o início do governo de D. Pedro I com a expulsão de contingentes militares portugueses e a afirmação de uma nacionalismo brasileiro.

Questão 52
(PUC-RJ) O café tornou-se o principal produto brasileiro de exportação durante o século XIX. Considere as afirmações abaixo sobre o processo de expansão da lavoura cafeeira:
I. A cultura para exportação instalou-se, logo no início do século, no Vale do Paraíba fluminense, a partir da conjunção dos interesses da nobreza do Reino, recém-chegada, com os interesses dos proprietários coloniais.
II. O plantio expandiu-se, a partir de meados do século, para o Vale do Paraíba paulista e mais tarde para o Oeste Paulista. Essa expansão foi facilitada pelo encontro de solo fértil propício, ainda que dificultada pela necessidade de expulsão dos antigos ocupantes da região.
III. A exportação, que durante a primeira metade do século, era majoritariamente para a Inglaterra, a partir de 1870 direcionou-se para os Estados Unidos, quando passou a representar o equivalente a mais da metade da pauta de exportação brasileira.
IV. As relações de trabalho predominantes transformaram-se, após o fim do tráfico negreiro intercontinental, em meados do século. De relações escravistas no Vale do Paraíba fluminense passaram a relações de assalariamento no Vale do Paraíba e Oeste paulistas.
Assinale :
a) se e somente se I, II e III são corretas.
b) se e somente se II, III e IV são corretas.
c) se e somente se I, II e IV são corretas.
d) se e somente se I, III e IV são corretas.
e) se todas são corretas.

Questão 53
(PUC-RJ) Sobre a religiosidade e a Igreja Católica no século XIX, no Brasil, é correto afirmar que:
a) Segundo as leis do Império, ao Imperador cabia o direito do padroado, nomeando bispos e outros titulares de cargos eclesiásticos no Brasil e, desta forma, subordinando a hierarquia da Igreja ao poder imperial.
b) A Constituição de 1824 estabelecia a "Religião Católica Apostólica Romana" como "Religião do Império", e, assim, proibia, terminantemente, o culto de todas as outras religiões.
c) A quase totalidade da população brasileira era católica e utilizava o espaço das igrejas para praticar a religião. O episódio de Canudos, ao final do século, representando um desvio nos cânones da Igreja pelos seguidores de Conselheiro, configurou uma exceção.
d) A união entre Igreja e Estado nem sempre se realizou de forma harmônica. A "Questão religiosa", em fins do Império, expressou a insatisfação de alguns bispos perante a proibição do Imperador ao livre funcionamento das lojas maçônicas.
e) Enquanto algumas ordens religiosas, como a dos beneditinos e a dos carmelitas, estabeleceram-se livremente, no Brasil, outras, como a dos jesuítas e a dos franciscanos foram proibidas de construir igrejas e mosteiros.

Questão 54
(UFPE) A abolição da escravatura no Brasil não constituiu um ato isolado, fruto apenas da benevolência da Princesa Isabel. Ela foi a culminância de todo um processo em que se envolveram várias forças sociais e econômicas. Sobre esse processo, analise as proposições abaixo e indique a única alternativa correta.
a) A transição do trabalho escravo para o trabalho livre no Brasil foi decorrência da expansão mercantilista, que atingiu seu ápice no século XIX, exigindo mercados consumidores cada vez mais amplos.
b) A Inglaterra, até quase o fim do século XVIII, beneficiou-se com o comércio de escravos negros. Daí, sua grande resistência a que fosse abolida a escravidão no Brasil, no século XIX.
c) A campanha abolicionista envolveu amplos setores da sociedade brasileira, destacando-se a luta parlamentar travada entre abolicionistas e escravagistas. Salientam-se, dentre os primeiros, Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, Rui Barbosa.
d) Os escravos no Brasil, apesar de individualmente empreenderem lutas pela sua libertação, nunca se organizaram coletivamente para esse fim. O quilombo dos Palmares constituiu exceção nesse sentido.
e) A região cafeicultora, pela ampla utilização da mão-de-obra escrava, foi a última das regiões brasileiras a aderir à campanha abolicionista.

Questão 55
(UFPE) A crise do Império, no Brasil, foi marcada por uma série de questões que favoreceram a Proclamação da República. Sobre essas questões e suas características, analise as proposições abaixo.
1) As idéias republicanas fizeram parte de diversos movimentos históricos no Brasil. Contudo, só a partir de 1870, ano em que foi lançado o Manifesto Republicano, o movimento ganhou uma formação mais sólida e concreta.
2) No período colonial, a Igreja Católica no Brasil era uma instituição submetida ao Estado. Ou seja, nenhuma ordem papal poderia vigorar no Brasil sem a autorização do imperador. A desobediência a esses preceitos, por parte dos bispos de Olinda e Belém, em 1872, deu início ao que se convencionou chamar de Questão Religiosa.
3) Quando foi abolida a escravidão no Brasil, os senhores de escravos, por não terem recebido as indenizações do governo a que achavam fazer jus, passaram a apoiar a causa republicana. Por isso foram chamados "republicanos do 13 de maio".
4) Os militares, após a Guerra do Paraguai, passaram a gozar mais prestígio na sociedade brasileira, o que também era reconhecido pelo Imperador, que precisava deles para manter-se no poder. Daí, a sua lealdade à monarquia quando se proclamou a República no Brasil
5) Dentre as questões que contribuíram para a Proclamação da República no Brasil não se pode inserir a questão militar, pelas razões expostas no item anterior.
Estão corretas:
a) 1,2 e 3
b) 2,3,4
c) 1,2,4
d) 2,4,5
e) 3,4,5

Questão 56
(UFRN) A Guerra do Farrapos ou Revolução Farroupilha (1835-1845) eclodiu como uma reação ao(s)
a) pesados impostos cobrados pela Coroa, que diminuíam a capacidade de concorrência dos produtos gaúchos, especialmente do charque.
b) regime de propriedade das terras gaúchas, que favorecia a concentração da posse de latifúndios nas mãos dos nobres ligados à Corte.
c) intensos movimentos do exército imperial no Rio Grande do Sul, que limitavam a atuação política dos estancieiros gaúchos.
d) sistema de representação eleitoral, que excluía a possibilidade de participação política das camadas populares da sociedade gaúcha.
Questão 57
(PUC-MG) Com a abdicação de D. Pedro I, o Brasil entra no período denominado regencial (1831 / 40), caracterizado por, EXCETO:
a) intensa agitação social, expressa nas rebeliões ocorridas em vários pontos do país.
b) diminuição da interferência britânica na economia no pós-1827, época do término dos tratados comerciais de 1810.
c) fortalecimento do poder político dos senhores de terra, com a criação da Guarda Nacional.
d) dificuldades econômicas geradas pela ausência de um produto agrícola de exportação.
e) agravamento da crise financeira com a utilização de recursos em campanhas militares desvantajosas, como a Guerra da Cisplatina.

Questão 58
(PUC-MG) É correto afirmar que estavam presentes no imaginário social de abolicionistas e intelectuais do século XIX no Brasil, EXCETO:
a) o medo do negro, visto como elemento instável e perigoso.
b) a exaltação do imigrante, instaurador do tempo do progresso.
c) a idéia de cidadania, englobando os setores sociais marginalizados.
d) a tendência do trabalhador nacional para a vadiagem e o crime.
e) a incapacidade do negro para o trabalho livre por pertencer à raça inferior.

Questão 59
(PUC-MG) A história do Brasil tem algumas fases com caracterização bem delineada e marcante. Nas alternativas abaixo, a relação fase e características está correta, EXCETO em:
a) Após a independência, inicia-se a tarefa decisiva da construção do Estado monárquico brasileiro.
b) Os anos finais da Monarquia são marcados pelo conflito ideológico entre os partidos Liberal e Conservador.
c) Nas três primeiras décadas da República, a economia agrário-exportadora perpetua o poder da elite rural.
d) Com a revolução de 30, o Brasil entra na "era industrial" sob a proteção e o patrocínio do Estado.
e) Os governos militares (1964 / 85) "combinam" modernização econômica com retrocesso político.

Questão 60
(PUC-RS) INSTRUÇÃO: Para responder à questão , sobre os partidos políticos no Império, observe atentamente o organograma abaixo.
(Extraído de ALENCAR, Chico et al. História da Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996, p. 158.)
Tendo por base o organograma acima, é correto afirmar que
a) os "partidos" português e brasileiro, existentes no Primeiro Reinado, eliminaram suas divergências ao longo do Período Regencial, vindo a unificar-se e a formar o Gabinete da Conciliação (1853-58).
b) os grupos políticos dos Liberais Moderados e dos Liberais Exaltados, existentes durante o Período Regencial, passam a formar unanimemente o Partido Liberal, a partir de 1840.
c) os Liberais Moderados ou "Chimangos", grupo formado exclusivamente por gaúchos ligados a Borges de Medeiros, são os responsáveis diretos pela criação do Partido Republicano, a partir de 1870.
d) os Partidos Liberal e Conservador eram formados, parcialmente, por políticos ligados aos grupos liberais moderados do Período Regencial.
e) os Partidos Conservador e Liberal não tinham qualquer ligação, respectivamente, com os Partidos Regressista e Progressista, o que é indicado pela linha tracejada, que representa uma ruptura entre estes grupos políticos .

Questão 61
(UFCE) "Para o ano de 1823, a população do Ceará foi calculada em, aproximadamente, 200.000 habitantes, dos quais 20.000 escravos, ou seja, apenas 10% do total. Meio século depois o primeiro recenseamento geral do país, o de 1872, apontou, na província, 641.850 habitantes, sendo os escravos 25.727, o que correspondia a 4% do total." (TAKEYA, Denise. Europa, França e Ceará: origens do capital estrangeiro no Brasil. São Paulo/Natal: Hucitec/Ed. UFRN, 1995, p. 101)
Os dados referentes à utilização da mão-de-obra escrava na economia cearense do século XIX, contidos no texto, podem ser explicados pelo(a):
a) extinção do tráfego negreiro, que estimulou o deslocamento de parte da mão-de-obra escrava da economia local para as Províncias do Sul;
b) migração de grandes proprietários de terras para outras Províncias, levando consigo os seus escravos;
c) desenvolvimento da cultura algodoeira, que absorvia mais trabalhadores escravos do que livres;
d) ocorrência das cheias periódicas, que afetavam consideravelmente a produção agrária da Província;
e) declínio das charqueadas, cuja mão-de-obra predominante era constituída de escravos.

Questão 62
(PUC-PR) A Inglaterra pressionou Portugal para que este reconhecesse a independência do Brasil, o que proporcionaria o reconhecimento por outras potências européias.
Para fazê-lo, Portugal exigiu e o Brasil assinou um tratado em que:
a) se comprometia a abandonar a Província Cisplatina ou Uruguai.
b) pagava 2 milhões de libras esterlinas como compensação pelos interesses lusos deixados em sua antiga colônia.
c) estabelecia um tribunal de exceção para julgar os portugueses que se envolvessem em delitos no Brasil.
d) estabelecia que somente os portugueses poderiam futuramente fixar-se no Brasil como imigrantes. e) o Príncipe D. Miguel ficava reconhecido sucessor de D. Pedro I no trono do Brasil.

Questão 63
(UFF) A abolição do tráfico africano pode ser considerado um dos principais fatores explicativos do definhamento progressivo do escravismo no Brasil. Privada da fonte atlântica de abastecimento de cativos, a classe senhorial do Império teve que apelar para o tráfico interno entre as províncias. Deste se beneficiou o sudeste, região que concentrava 87% da população cativa do país entre 1870 e 1880. No ano de 1887, às vésperas da Abolição, 15% da população cativa estavam na província de São Paulo.
Assinale a opção que caracteriza corretamente a dinâmica da economia cafeeira no século XIX em função do problema da mão-de-obra.
a) A cafeicultura do oeste paulista ancorada nas colônias de parceria não se baseou no trabalho livre, mas em relações semi-escravistas, como demonstra a revolta dos pareceiros de Rio Claro na década de 40.
b) A abolição do tráfico africano conduziu ao reforço da escravidão nas antigas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, sobretudo no Vale do Paraíba, ao contrário do ocorrido em São Paulo, cujos cafeicultores optaram, desde logo, pelo trabalho assalariado de imigrantes.
c) A abolição do tráfico africano não conduziu, de imediato, à crise do escravismo, uma vez que a população cativa do país aumentou extraordinariamente até a década de 80, sobretudo no sudeste, graças ao crescimento vegeta-tivo ocorrido entre africanos e crioulos.
d) A crise da economia cafeeira no Vale do Paraíba deveu-se mais ao desgaste dos cafezais plantados em encostas, do que à falta de braços para a lavoura, ao passo que, no oeste paulista, a abundância de solos de "terra roxa" e o trabalho dos colonos impulsionaram a cafeicultura da região.
e) A expansão cafeeira no sudeste desenvolveu-se com base no trabalho escravo, inclusive no oeste paulista, não obstante ali se tenha adotado, em larga escala, o trabalho juridicamente livre de imigrantes ao longo dos anos 80.

Questão 64
(UFF) Ao longo do século XIX, a Inglaterra deu inúmeras demonstrações de seus interesses políticos e econômicos na América Latina, atuando, direta ou indiretamente, em diversos conflitos inter-americanos.
Assinale a opção que caracteriza corretamente a atuação inglesa em uma das questões platinas.
a) A Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai, responsável pela derrota paraguaia em 1870, não foi senão um disfarce para as ambições colonialistas inglesas na região platina.
b) A Inglaterra foi a grande vitoriosa na Guerra do Paraguai, onde interveio com sua Marinha de guerra, pois temia que Solano López transformasse o Paraguai em potência concorrente do capitalismo britânico.
c) A intervenção inglesa na Guerra do Paraguai, a partir de 1866, tinha por objetivo assenhorear-se da produção paraguaia de algodão, uma vez que a indústria têxtil britânica se viu privada de sua principal matéria-prima com a derrota do sul escravista na Guerra de Secessão, em 1865.
d) A Inglaterra interveio diretamente contra o governo argentino de Juan Manuel de Rosas, na década de 40, a ponto de a Armada inglesa bloquear o porto de Buenos Aires.
e) A intervenção inglesa contra o regime de Juan Manuel de Rosas, nos anos 40, objetivou restaurar o bloqueio de Buenos Aires na embocadura do Rio da Prata, considerado essencial para o livre comércio na região.

Questão 65
(UERJ) Acompanhei com vivo interesse a solução desse grave problema [a extinção do tráfico negreiro]. Compreendi que o contrabando não podia reerguer-se, desde que a "vontade nacional" estava ao lado do ministério que decretava a supressão do tráfico. Reunir os capitais que se viam repentinamente deslocados do ilícito comércio e fazê-los convergir a um centro onde pudessem ir alimentar as forças produtivas do país, foi o pensamento que me surgiu na mente, ao ter certeza de que aquele fato era irrevogável. (Visconde de Mauá - Autobiografia .Citado por MATTOS, Ilmar R. & GONÇALVES, Marcia de A. O Império da boa sociedade. São Paulo, Atual, 1991.)
Os centros urbanos brasileiros, principalmente a capital - a cidade do Rio de Janeiro, passaram por grandes transformações a partir da segunda metade do século XIX. Irineu Evangelista de Souza, Visconde de Mauá, foi um dos principais personagens desse processo de mudanças. No período citado, a capital do império sofreu, dentre outras, as seguintes transformações:
a) criação de indústrias metalúrgicas e siderúrgicas, surgimento de bancos e diversificação da agricultura
b) crescimento da economia cafeeira, utilização da mão-de-obra imigrante assalariada e mecanização do cultivo
c) diminuição da importância da economia agroexportadora, desenvolvimento de manufaturas e exportação de bens de consumo manufaturados
d) aplicação de capitais na modernização da infra-estrutura de transportes, no aprimoramento dos serviços urbanos e desenvolvimento de atividades industriais

Questão 66
(UERJ) A charge acima retrata uma prática política vigente durante o Segundo Reinado, que permite caracterizar a monarquia nesse período como:
(TÁVORA, Araken. D. Pedro II e o seu mundo. Rio de Janeiro: Documentário, 1976.)
a) unitária e conservadora, em que "o Imperador reina, mas não governa"
b) federativa e multipartidária, em que o Imperador tinha a função de mediar e moderar
c) centralizada e "parlamentarista", em que o Imperador era o árbitro entre os "partidos políticos"
d) constitucional e unicameral, em que o poder moderador era a chave da administração política

Questão 67
(UFRRJ) A primeira constituição do Império no Brasil, outorgada em por D. Pedro I, representava a reação absolutista e a tomada do poder pelo partido português. Representava, ainda, a vitória do Executivo sobre o Legislativo, do Império sobre a aristocracia fundiária.
São características da Constituição de 1824:
a) voto censitário, câmara eleita, senado vitalício, parte da Declaração dos Direitos do Homem, quatro poderes.
b) voto censitário, câmara eleita, manutenção da escravidão, senado vitalício, três poderes.
c) voto universal masculino, senado vitalício, monarquia hereditária, três poderes.
d) voto censitário, monarquia hereditária, câmara e senado vitalícios, quatro poderes.
e) voto censitário, câmara eleita, senado vitalício, parte da Declaração dos Direitos do Homem, três poderes.

Questão 68
(UFRRJ) As raízes da discriminação racial no Brasil remontam às estruturas coloniais. Nem o Império, com sua Abolição da Escravatura, nem a República Oligárquica conseguiram por fim às mazelas deixadas por uma herança de açoites e atrocidades dirigidas aos africanos e seus descendentes. No que diz respeito à Abolição da Escravatura, atestamos a sua ineficácia em relação à discriminação racial, porque
a) os ex-escravos foram "despejados" na sociedade, não sendo inseridos no contexto social; não conquistaram a cidadania nem receberam qualquer educação – "passaram da senzala à favela".
b) os ex-escravos eram incapazes de inserirem-se no contexto social pois faziam parte de raça inferior
c) não existia qualquer plano do Império, quando da Abolição, de inserir os ex-escravos no contexto social, na medida em que isto traria o enegrecimento da sociedade brasileira eminentemente branca.
d) seria um erro tentar mudar séculos de história porque este processo de inserção do negro na sociedade viria naturalmente, como podemos atestar hoje em dia.
e) tanto os ex-escravos, quanto os seus descendentes assumiram uma postura racista, na medida em que quem mais discrimina o negro é o próprio negro, muito mais do que os brancos.

Questão 69
(PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão abaixo sobre a economia cafeicultora, com base nas afirmativas abaixo.
I. O café era produzido com o objetivo de exportação, sendo seu cultivo baseado em latifúndios monocultores e escravistas.
II. A proibição do tráfico negreiro, a partir de 1850, pode ser vista como uma das causas da decadência das fazendas de café do Vale do Paraíba.
III. O Oeste paulista, destacado produtor de café a partir de meados do século XIX, iria introduzir o trabalho livre nas fazendas, com o emprego de imigrantes.
III. O império brasileiro se viu fortalecido economicamente, com o deslocamento do eixo cafeicultor do Vale do Paraíba para o Oeste paulista, impedindo o crescimento político de setores de oposição ao governo e dos movimentos republicanos.
V. A introdução de imigrantes nas fazendas de café do Oeste paulista levou a uma redução na produção, visto que esses trabalhadores não tinham a mesma eficiência e técnica dos escravos, além de trabalharem menos horas diárias.
A análise das afirmativas permite concluir que estão corretas apenas
a) I - II - IV
b) II - III - V
c) I - III - IV d) I - II - III
e) II - IV - V

Questão 70
(PUC-PR) A respeito da economia e da sociedade no Segundo Reinado (1840-1889), complete as lacunas e assinale a alternativa correta:
O café foi o principal produto de exportação do período, tendo na Província do Rio de Janeiro mão-de-obra basicamente __________. Em função da Guerra de Secessão nos Estados Unidos, na década de 1860 o açúcar foi superado pelo(a) ________. Ocorreu a substituição da mão-de-obra escrava pelo trabalho do imigrante europeu na Província de(a) __________, sendo que inicialmente se lhes aplicou o sistema de trabalho denominado __________. Confirmando e ampliando a formação dos latifúndios, em 1850 foi determinado por meio da __________, que terras públicas só poderiam ser adquiridas mediante compra.
a) assalariada - fumo - Bahia - parceria - Lei das Capitanias.
b) escrava - cacau - Minas Gerais - cooperação - Lei das Concessões.
c) escrava - couro - São Paulo - harmonia - Lei Imobiliária.
d) escrava - algodão - São Paulo - parceria - Lei de Terras.
e) assalariada - algodão - São Paulo - parceria - Lei de Arras.


Gabarito: 1-e 2-c 3-a 4-b 5-b 6-b 7-a 8-b 9-c 10-e 11-b 12-b 13-a 14-d 15-a 16-c 17-c 18-e 19-c 20-c 21-d 22-d 23-a 24-c 25-a 26-e 27-b 28-b 29-d 30-c 31-b 32-a 33-b 34-b 35-d 36-c 37-c 38-a 39-c 40-c 41-d 42-a 43-d 44-e 45-c 46-b 47-d 48-b 49-d 50-b 51-a 52-a 53-a 54-d 55-e 56-a 57-b 58-c 59-b 60-d 61-a 62-b 63-b 64-e 65-d 66-c 67-a 68-a 69-d 70-d